Bolsonaro mantém faxineiras e garçons nos palácios em meio a infectados pelo coronavírus
21 de Março de 2020 - Brasil 247
Jair Bolsonaro e seu governo arriscam a vida de mais de 3 mil pessoas que trabalham nos palácios do Planalto e da Alvorada em ambientes onde circulam infectados sem qualquer proteção
São em sua maioria pessoas de baixos salários: secretárias, cozinheiros, garçons, copeiros, camareiros, motoristas, faxineiros, roupeiros, piscineiros, jardineiros, seguranças e ajudantes de ordens militares.
Reportagem da jornalista Amanda Audi, no The Intercept Brasil, relata: “Até o momento, não há notícia de funcionários com sintomas da covid-19. Pessoas que trabalham no almoxarifado, portaria, garagem e restaurante popular do Planalto com quem conversei disseram saber apenas dos casos de infectados na alta cúpula do governo. Há máscaras apenas no restaurante – mas por determinação do Sesi, que gerencia o estabelecimento, e não do governo. Os demais só tem acesso ao álcool em gel, que já existia por ali desde antes da pandemia".
“Apenas no Palácio da Alvorada, onde vivem Bolsonaro e a mulher Michelle, trabalham 107 pessoas, aponta um relatório de julho passado. São cozinheiros, garçons, camareiros, motoristas, faxineiros, roupeiros, piscineiros, jardineiros e seguranças que têm como única função servir à família presidencial, seus parentes e convidados. Dos 107 funcionários, 55 recebiam menos que um salário mínimo, que hoje é de R$ 1.045”, informa ainda.
Nesta quarta-feira 18, ao lamentar a morte de uma empregada doméstica no Rio de Janeiro, a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) fez um apelo para que a categoria seja liberada do serviço enquanto durar a crise do coronavírus. Ao lado da organização Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, a Fenatrad lembra que essas trabalhadoras têm “uma situação de especial vulnerabilidade” nesse cenário.
Até agora, o presidente tem ignorado sistematicamente as recomendações do seu próprio ministro da Saúde e da Organização Mundial da Saúde sobre como lidar com a pandemia. Mesmo tendo liderado uma comitiva de pelo menos 23 pessoas que visitou os EUA, Bolsonaro participou dos protestos pelo fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, no domingo, e travou contato direto com pelo menos 272 manifestantes.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023