Brasil

Pente-fino do INSS ameaça cortar milhões de benefícios

21 de Setembro de 2020 -Redação Pernambués agora
[Pente-fino do INSS ameaça cortar milhões de benefícios]

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou no dia 03 de setembro que iria notificar 1,7 milhão de segurados que tiveram o benefício revisado e precisam apresentar novos documentos para que não sejam bloqueados

“Esses segurados tiveram seus benefícios revisados administrativamente e, após procedimento, foi verificada a necessidade de reavaliação dos documentos que embasaram a concessão do benefício”, explicou o INSS.
Os avisos serão feitos por meio de carta de cumprimento de exigência (veja aqui um exemplar). Para isso, é preciso que os segurados fiquem atentos, pois, após o recebimento da notificação, terão 60 dias para enviar a documentação solicitada.
Como enviar os documentos
Para enviar os documentos, o beneficiário precisa ter login e senha no site ou aplicativo do Meu INSS. Após acessar o sistema, terá que solicitar o serviço Atualização de Dados de Benefício.
Em seguida, é preciso anexar cópia digitalizada dos seguintes documentos do titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho.
“Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação pelo Meu INSS, deverá agendar o cumprimento dessas exigências em uma agência do INSS mais próxima da residência”, ressaltou a autarquia, em nota.
Para efetuar o agendamento, basta ligar para o telefone 135 do INSS e escolher a opção Entrega de Documentos por Convocação. O INSS ressaltou que não receberá o cumprimento de exigências sem agendamento prévio.
O segurado notificado pelo instituto que não apresentar a documentação pelo Meu INSS ou não realizar o agendamento para entrega dos documentos no prazo de 60 dias poderá ter o benefício suspenso.
Parceria com Correios
O INSS firmou parceria para disponibilizar a carta de cumprimento de exigência também de forma on-line no aplicativo dos Correios, serviço chamado de Entrega Digital.
Mais de 1,7 milhão de cartas serão enviadas a endereços dos segurados que necessitam atualizar ou complementar alguma documentação junto ao INSS. Esse público consegue visualizar a correspondência no app dos Correios.
As cartas em formato digital estarão disponíveis na seção Minhas Mensagens do aplicativo.
Como acessar?
Para acessar, é preciso se cadastrar no app. Basta digitar o CPF, incluir mais algumas informações pessoais e criar uma senha. A tela principal traz vários serviços como Rastreamento de Objetos e Buscar Agência.
Em Minhas Mensagens, o usuário acessa a própria caixa de correspondência digital, na qual poderá verificar se foi notificado pelo INSS para entrega de documentação.

Comentários

Outras Notícias

[Regra sobre uso do farol baixo em rodovias é alterado pelo Código de Trânsito Brasileiro]
Brasil

Regra sobre uso do farol baixo em rodovias é alterado pelo Código de Trânsito Brasileiro

21 de Outubro de 2020

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi alterado na última semana e a mudança que mais chamou atenção dos condutores está no uso de farol baixo, durante o dia, nas estradas

[Covid-19: Europa tem novo recorde semanal de 927 mil casos]
Saúde

Covid-19: Europa tem novo recorde semanal de 927 mil casos

21 de Outubro de 2020

A Europa registrou na semana passada um novo recorde de infecções pelo novo coronavírus – 927 mil casos -, segundo dados divulgados hoje (21) pela seção europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS)

[Governo registra 525 casos de sementes misteriosas em todo o país]
Brasil

Governo registra 525 casos de sementes misteriosas em todo o país

21 de Outubro de 2020

O Ministério da Agricultura informou ontem (20) que 523 casos de pacotes de sementes não solicitadas foram registrados em todo o país

[Caixa adota novas medidas para conter fraudes do saque do FGTS]
Economia

Caixa adota novas medidas para conter fraudes do saque do FGTS

21 de Outubro de 2020

A Caixa adotou novas medidas para conter as ações de fraudadores do saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)

[Vacina chinesa será incorporada ao calendário nacional de vacinação, define ministro da Saúde]
Saúde

Vacina chinesa será incorporada ao calendário nacional de vacinação, define ministro da Saúde

21 de Outubro de 2020

Em reunião com governadores nesta terça-feira (20/10), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que vai incorporar a vacina chinesa CoronaVac ao  Programa Nacional de Imunizações, colocando-a oficialmente no calendário anual de vacinas

[Ônibus elétricos e a gás começam a circular na próxima semana no Subúrbio de Salvador e RMS]
Bahia

Ônibus elétricos e a gás começam a circular na próxima semana no Subúrbio de Salvador e RMS

21 de Outubro de 2020

Novidade foi anunciada pelo governador Rui Costa