Brasil

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla é celebrado com evento que discute a garantia de direitos, na Apae

22 de Agosto de 2021 - Correio24h
[Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla é celebrado com evento que discute a garantia de direitos, na Apae]

A partir deste sábado (21), a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) realiza a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 202, com o tema “É tempo de transformar conhecimento em ação”

Até o dia 28 de agosto serão realizados diversos eventos.

O evento pretende discutir o fato de que o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos.

“Temos evoluído nos debates, nas conquistas públicas, mas na prática, o cotidiano dessas pessoas ainda é bastante sofrido. A sociedade, assim como o poder público, precisa tirar a legislação do papel e oferecer uma vida mais inclusiva e digna para PCDIM“, ressaltou Angela Ventura, superintendente executiva da Apae Salvador. 

Para promover o debate, a entidade programou uma série de eventos virtuais, que serão transmitidos no perfil da Apae Salvador no Youtube. O evento contará com a participação de representantes de diversas instituições, a exemplo da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), Wanete Carvalho; a vereadora Roberta Caires, que tem feito um trabalho focado nas pessoas com deficiência; e representante do Ministério da Cidadania do Governo Federal.

Na abertura da programação, dia 21, às 17h, haverá uma live show que traz à tona o subtema Diversidade, com a exibição de um vídeo estrelado por assistidos da Instituição, numa versão do clipe da música Gueto, da cantora Iza. A gravação foi um momento de muita alegria por ser a primeira vez em que os garotos se encontraram após o início da pandemia.

 No dia 23, às 9h, será realizado o web bate-papo Vivência das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Na terça-feira, dia 24, às 15h, será realizada a live “A pessoa com deficiência intelectual e múltipla: sujeito de direitos”. Já às 18h, no programa Saúde & Bem Estar, exibido no Instagram do jornal Correio*, será realizada a live Doenças Raras: diagnóstico, cuidados, prevenção e tratamentos, com a médica geneticista da Apae Salvador, Helena Pimentel. 

Na quarta-feira, dia 25, às 9h30, será realizada a mesa interativa Lei brasileira de inclusão e a autonomia da PCDIM. Na mesma data, às 15h, será realizado o webinar As atualizações do BPC e a implementação do auxílio Brasil. Na quinta-feira, 26, haverá o debate sobre a Importância do lúdico no processo de aprendizagem da PCDIM, às 16h. 

No último dia do evento, 27, a partir das 15h, será realizada a live Inspiração – Histórias de superação para encerrar a semana de atividades. O encontro terá a presença do atleta paralímpico Leandro Landim, conhecido como Léo Olímpico, que contará a sua trajetória no Iroman e na vida. Também marcará presença a primeira youtuber com Síndrome de Down no país, Cacai Bauer, influencer com mais de 370 mil seguidores. 
 

 

Foto: Roberto Ortega

Comentários

Outras Notícias

[Matheus Ceará fala sobre depressão, ansiedade e dependência do álcool]
Fofoca

Matheus Ceará fala sobre depressão, ansiedade e dependência do álcool

08 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Programa Gás do Povo vai atender mais de 1,8 milhão de famílias na Bahia]
Brasil

Programa Gás do Povo vai atender mais de 1,8 milhão de famílias na Bahia

08 de Setembro de 2025

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Anvisa veta comercialização de anel que promete medir glicose sem picada]
Saúde

Anvisa veta comercialização de anel que promete medir glicose sem picada

08 de Setembro de 2025

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

[Lula e ministros acompanham desfile; público entoa
Política

Lula e ministros acompanham desfile; público entoa "sem anistia"

07 de Setembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Jovens de 9 países participam de curso de pesquisas oceânicas no Rio]
Educação

Jovens de 9 países participam de curso de pesquisas oceânicas no Rio

07 de Setembro de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Desfile de 7 de Setembro tem esforço conjunto de equipes de segurança]
Brasil

Desfile de 7 de Setembro tem esforço conjunto de equipes de segurança

06 de Setembro de 2025

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil