Brasil

Castelo construído no bairro de Cajazeiras, em Salvador, chama a atenção de moradores e vira 'ponto turístico'

07 de Outubro de 2021 - G1 Bahia
[Castelo construído no bairro de Cajazeiras, em Salvador, chama a atenção de moradores e vira 'ponto turístico']

Um imóvel construído no bairro de Cajazeiras 10, em Salvador, virou uma espécie de atração turística na comunidade, além de chamar atenção de quem passa pelo local

O prédio tem o formato, as cores e os enfeites clássicos de um castelo, e é ponto de referência na região.

Vizinhos e frequentadores da rua revelam admiração pela construção, erguida há pouco mais de 20 anos. O pequeno Miguel, por exemplo, de oito anos, afirma que é como se morasse em um conto de fadas, com rei, rainha, princesa e todos os personagens das histórias infantis.

No mundo real, entretanto, todos que passam próximo ao imóvel ficam admirados, como relata a dona de casa Darcy de Souza, que mora na mesma rua do castelo.

“É uma obra de arte. Todo mundo que vê, fica admirado com esse castelo aí”, comenta a mulher.

O carteiro Reinaldo Correia usa o prédio como ponto de referência. Se para endereços comuns, a localização pode ser baseada somente pelo nome da rua, número e bairro, os moradores de Cajazeiras 10 podem ter o castelo como ponto ideal para a chegada das correspondências.

“Coloco sempre lá: a referência é ‘castelinho, Caminho 5’. Quando é Caminho 4, digo que é próximo ao Caminho 5, do castelinho. Porque realmente é uma coisa diferente de qualquer outra residência ou outro patrimônio. Tem um colorido e a arte que esse camarada proporcionou. Realmente é uma obra prima”, disse.

O dono do prédio, Calmon Espírito Santo, disse que decidiu montar, pintar e enfeitar o castelo inspirado no próprio pensamento.

"Esse castelo tem mais ou menos 22 anos. Eu vivo um clima de objeção espiritual. Através dos tempos, através daquilo que vem a compreender o seu ego", pontuou o "rei" do local.

Outros bairros de Salvador têm casas que se assemelham a castelos. No bairro de Periperi, o jornalista e professor Ailton Santana também construiu o próprio castelo com recursos próprios. O imóvel, no entanto, já foi demolido.

Já em Pirajá, ainda existem ruínas do castelo medieval da família Fratelli-Vita, que teve a base no mesmo local onde ocorreu a principal batalha pela independência da Bahia. O imóvel foi vendido para a família Paes Mendonça e teve parte da construção demolida para a duplicação do que hoje é um trecho da rodovia BR-324.

 

Foto: Reprodução/TV Bahia

Comentários

Outras Notícias

[Tatá Werneck se irrita após Fiuk dizer que “Lady Night” saiu do roteiro: “Tomar no c…”]
Fofoca

Tatá Werneck se irrita após Fiuk dizer que “Lady Night” saiu do roteiro: “Tomar no c…”

05 de Dezembro de 2021

O pedido de desculpas de Fiuk para a humorista Tatá Werneck pelo “climão” ocorrido durante entrevista para o “Lady Night” não saiu como esperado.

[Bombeiros encontram corpo em praia no Rio Vermelho]
Bahia

Bombeiros encontram corpo em praia no Rio Vermelho

05 de Dezembro de 2021

Uma das equipes de buscas do Grupamento Marítimo (Gmar) encontrou um corpo na praia do Rio Vermelho, em Salvador, na manhã deste domingo (5).

[Covid-19: 80% das mortes e internações no Brasil são de não vacinados]
Brasil

Covid-19: 80% das mortes e internações no Brasil são de não vacinados

05 de Dezembro de 2021

Apesar das tentativas de negacionistas de provar o contrário, vacinas salvam vidas, principalmente quando falamos sobre a Covid-19, que vitimou milhares de pessoas no Brasil.

[Aldo vence Rob Font por decisão unânime e emplaca 3ª vitória consecutiva]
Esportes

Aldo vence Rob Font por decisão unânime e emplaca 3ª vitória consecutiva

05 de Dezembro de 2021

O brasileiro José Aldo segue traçando novamente o caminho em busca do cinturão.

[Fortes chuvas suspendem programação dos Largos do Pelourinho neste domingo]
Bahia

Fortes chuvas suspendem programação dos Largos do Pelourinho neste domingo

05 de Dezembro de 2021

Programado para acontecer neste domingo (5), os eventos dos Largos do Pelourinho foram suspensos em decorrências das fortes chuvas que caem em Salvador. A informação foi confirmada pelo governo do estado.

[Codesal registra mais de 29 ocorrências por conta das fortes chuvas neste domingo]
Bahia

Codesal registra mais de 29 ocorrências por conta das fortes chuvas neste domingo

05 de Dezembro de 2021

Mais de 29 solicitações foram registradas na Defesa Civil de Salvador (Codesal), até às 12h deste domingo (5). Isso se deve as fortes chuvas que caiu na capital baiana.