Destacado pela pluralidade, o Dia do Nordestino é comemorado dia 8 de outubro; povo que ainda carrega estigmas do imaginário popular
08 de Outubro de 2021 - Redação Pernambués agora
Foi a partir das mãos nordestinas que podemos dizer que o Brasil foi formado
Na história, a região - que é composta por nove estados, foi a mais rica e lucrativa no país. No dia 8 de outubro, o Dia do Nordestino, comemora-se a história de um povo plural, mas que ainda é alvo de xenofobia e estigmatizado pelo no imaginário popular, como pessoas atrasadas, famintos e ignorantes. O preconceito regional contra o Nordeste tem origem nas migrações internas que aconteceram no Brasil particularmente a partir da segunda metade do século 20.
“O nordestino está associado à ocupação de posições inferiores no mercado de trabalho, está associado à pobreza, à miséria e com todo imaginário em torno da seca e do retirante. E claro, também está associado, inclusive, à indigência do ponto de vista intelectual, como, por exemplo, aquele que usa mal a língua portuguesa, que fala errado”, explica Durval Muniz de Albuquerque Júnior, professor do departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e autor do livro A invenção do nordeste e outras artes, ao portal UOL.
A data é celebrada há 12 anos, quando foi oficializada em 13 de julho de 2009 no estado de São Paulo - estado com maior concentração de nordestinos, fora o próprio Nordeste - no centenário do grande poeta, cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, que ganhou o mundo com o codinome Patativa do Assaré (1909 - 2002).
A importância de Patativa do Assaré para a cultura popular brasileira lhe rendeu merecidas homenagens, incluindo o título de "porta-voz do sertão". O artista recebeu, em vida, títulos de doutor honoris causa das principais universidades cearenses, além de homenagens do poder público em vários níveis de governo, reconhecido pelo governo federal em 1995.
Mas não podemos deixar de falar que o Nordeste é berço de grandes revelações de nomes da cultura. E, para além de Patativa do Assaré, podemos citar apenas alguns dos grandes nomes advindos de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte ou Sergipe. Ariano Suassuna (1927-2014), Gilberto Freyre (1900 - 1987), Paulo Freire (1921-1997), Gregório de Matos (1636-1696), José de Alencar (1829 - 1877), Graciliano Ramos (1892 - 1953), Jorge Amado (1912-2001), entre outros, elevaram a literatura do Brasil ao mais alto grau.
Na música, fizeram ou fazem o mesmo o papel Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Chico Science (1966 - 1997), Belchior (1946 - 2017), Reginaldo Rossi (1943 - 2013) e muitos que contribuíram e contribuem para a nossa identidade. O Nordeste brasileiro é conhecido também pelas belíssimas paisagens naturais, culinária, artesanatos, musicalidade, danças que atraem turistas do mundo todo e a peculiaridade da variabilidade linguística, que apesar de próximos geograficamente temos nossa forma de falar.
Foto: Reprodução
Comentários
Outras Notícias
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Gominho revela que Preta Gil chegou a cogitar suicídio assistido durante tratamento contra o câncer
16 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Hospital Ortopédico da Bahia implanta Centro de Controle Operacional para otimizar gestão de leitos
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023