Brasil

Destacado pela pluralidade, o Dia do Nordestino é comemorado dia 8 de outubro; povo que ainda carrega estigmas do imaginário popular

08 de Outubro de 2021 - Redação Pernambués agora
[Destacado pela pluralidade, o Dia do Nordestino é comemorado dia 8 de outubro; povo que ainda carrega estigmas do imaginário popular]

Foi a partir das mãos nordestinas que podemos dizer que o Brasil foi formado

Na história, a região - que é composta por nove estados, foi a mais rica e lucrativa no país. No dia 8 de outubro, o Dia do Nordestino, comemora-se a história de um povo plural, mas que ainda é alvo de xenofobia e estigmatizado pelo no imaginário popular, como pessoas atrasadas, famintos e ignorantes. O preconceito regional contra o Nordeste tem origem nas migrações internas que aconteceram no Brasil particularmente a partir da segunda metade do século 20. 

“O nordestino está associado à ocupação de posições inferiores no mercado de trabalho, está associado à pobreza, à miséria e com todo imaginário em torno da seca e do retirante. E claro, também está associado, inclusive, à indigência do ponto de vista intelectual, como, por exemplo, aquele que usa mal a língua portuguesa, que fala errado”, explica Durval Muniz de Albuquerque Júnior, professor do departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e autor do livro A invenção do nordeste e outras artes, ao portal UOL.

A data é celebrada há 12 anos, quando foi oficializada em 13 de julho de 2009 no estado de São Paulo - estado com maior concentração de nordestinos, fora o próprio Nordeste - no centenário do grande poeta, cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, que ganhou o mundo com o codinome Patativa do Assaré (1909 - 2002).
A importância de Patativa do Assaré para a cultura popular brasileira lhe rendeu merecidas homenagens, incluindo o título de "porta-voz do sertão". O artista recebeu, em vida, títulos de doutor honoris causa das principais universidades cearenses, além de homenagens do poder público em vários níveis de governo, reconhecido pelo governo federal em 1995.

Mas não podemos deixar de falar que o Nordeste é berço de grandes revelações de nomes da cultura. E, para além de Patativa do Assaré, podemos citar apenas alguns dos grandes nomes advindos de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte ou Sergipe. Ariano Suassuna (1927-2014), Gilberto Freyre (1900 - 1987), Paulo Freire (1921-1997), Gregório de Matos (1636-1696), José de Alencar (1829 - 1877), Graciliano Ramos (1892 - 1953), Jorge Amado (1912-2001), entre outros, elevaram a literatura do Brasil ao mais alto grau. 

Na música, fizeram ou fazem o mesmo o papel Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Chico Science (1966 - 1997), Belchior (1946 - 2017), Reginaldo Rossi (1943 - 2013) e muitos que contribuíram e contribuem para a nossa identidade. O Nordeste brasileiro é conhecido também pelas belíssimas paisagens naturais, culinária, artesanatos, musicalidade, danças que atraem turistas do mundo todo e a peculiaridade da variabilidade linguística, que apesar de próximos geograficamente temos nossa forma de falar.

 

Foto: Reprodução

 

Comentários

Outras Notícias

[Tatá Werneck se irrita após Fiuk dizer que “Lady Night” saiu do roteiro: “Tomar no c…”]
Fofoca

Tatá Werneck se irrita após Fiuk dizer que “Lady Night” saiu do roteiro: “Tomar no c…”

05 de Dezembro de 2021

O pedido de desculpas de Fiuk para a humorista Tatá Werneck pelo “climão” ocorrido durante entrevista para o “Lady Night” não saiu como esperado.

[Bombeiros encontram corpo em praia no Rio Vermelho]
Bahia

Bombeiros encontram corpo em praia no Rio Vermelho

05 de Dezembro de 2021

Uma das equipes de buscas do Grupamento Marítimo (Gmar) encontrou um corpo na praia do Rio Vermelho, em Salvador, na manhã deste domingo (5).

[Covid-19: 80% das mortes e internações no Brasil são de não vacinados]
Brasil

Covid-19: 80% das mortes e internações no Brasil são de não vacinados

05 de Dezembro de 2021

Apesar das tentativas de negacionistas de provar o contrário, vacinas salvam vidas, principalmente quando falamos sobre a Covid-19, que vitimou milhares de pessoas no Brasil.

[Aldo vence Rob Font por decisão unânime e emplaca 3ª vitória consecutiva]
Esportes

Aldo vence Rob Font por decisão unânime e emplaca 3ª vitória consecutiva

05 de Dezembro de 2021

O brasileiro José Aldo segue traçando novamente o caminho em busca do cinturão.

[Fortes chuvas suspendem programação dos Largos do Pelourinho neste domingo]
Bahia

Fortes chuvas suspendem programação dos Largos do Pelourinho neste domingo

05 de Dezembro de 2021

Programado para acontecer neste domingo (5), os eventos dos Largos do Pelourinho foram suspensos em decorrências das fortes chuvas que caem em Salvador. A informação foi confirmada pelo governo do estado.

[Codesal registra mais de 29 ocorrências por conta das fortes chuvas neste domingo]
Bahia

Codesal registra mais de 29 ocorrências por conta das fortes chuvas neste domingo

05 de Dezembro de 2021

Mais de 29 solicitações foram registradas na Defesa Civil de Salvador (Codesal), até às 12h deste domingo (5). Isso se deve as fortes chuvas que caiu na capital baiana.