Brasil

Dia pela Saúde da População Negra; veja dados que mostram impacto da pandemia entre pretos e pardos

27 de Outubro de 2021 - G1
[Dia pela Saúde da População Negra; veja dados que mostram impacto da pandemia entre pretos e pardos]

Nesta quarta-feira (27) é celebrado o "Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra" com o objetivo de chamar atenção para a vulnerabilidade deste grupo

Embora todos tenham sido afetados pela pandemia de Covid-19,dados apontam que os negros e pardos correspondem ao maior número de vítimas.

O Mapa da Desigualdade apontou, em setembro deste ano, que entre a população negra, 47,6% das mortes ocorreram por causa da Covid-19; já entre a população branca foram 28,1%.

A pesquisa feita pelo grupo avaliou a mortalidade de brancos e negros em bairros com diferentes perfis socioeconômicos na cidade de São Paulo. 

Segundo a investigação, negros morreram mais de Covid-19 mesmo nos bairros mais ricos da capital paulista. E o Itaim Bibi, mesmo sendo considerado uma região de menor vulnerabilidade socioeconômica, apresenta uma diferença entre a proporção da população preta e parda que morreu em decorrência da doença.

Mortalidade materna entre mulheres negras

Mulheres negras e pardas são a maior parcela entre as vítimas da morte materna. Dos 1.204 óbitos maternos registrados entre 2020 e 2021, em decorrência da Covid-19, 56,2% foram de mulheres pardas e pretas. Nessa população, o risco de morte foi quase duas vezes maior do que entre as mulheres brancas, segundo dados publicados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em maio deste ano.

A mortalidade materna está associada às limitações de acesso e disponibilidade de recursos assistenciais para pré-natal, parto e puerpério.

“Brasileiras negras ainda têm menos chances de passar por consultas ginecológicas e de pré-natal, são as que mais peregrinam até conseguir vaga numa maternidade para dar à luz e recebem com menos frequência recursos para alívio da dor durante o parto ou mesmo anestesia”, aponta a Fiocruz no levantamento. 

A vulnerabilidade da população negra sempre foi alarmante devido às desigualdades socioeconômicas que aflige essa parte da população. Em 2018, antes da pandemia, mais de 65% dos óbitos maternos foram de mulheres negras, contra 30% de brancas, de acordo com o Ministério da Saúde. 

"As estatísticas expõem a vulnerabilidade estrutural das mulheres negras no Brasil, onde esse grupo é historicamente mantido em desvantagens. Em 2019, antes da pandemia, mais de 65% dos óbitos maternos foram de mulheres negras, contra 30% de brancas, de acordo com o Ministério da Saúde", analisa, em nota, a Sociedade Brasileira pela Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp).

Informação é prioridade

De acordo com a integrante do Grupo de Trabalho Diversidade, Equidade e Segurança do Paciente da SOBRASP, a enfermeira e docente da Escola Anna Nery /UFRJ e membro da Câmara de Políticas Raciais/UFRJ, Cecília Izidoro, entre os principais problemas na área da saúde que impactam mulheres e neonatos negros está a questão dos dados sobre raça/cor.

“Ou não são coletados pelos profissionais de saúde nos locais de atendimento ou, quando existentes, não são empregados como base essencial para o planejamento e a tomada de decisões nas políticas e ações de saúde no Brasil”, explica Cecília Izidoro.

 

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Comentários

Outras Notícias

[Prefeitura determina desapropriação de construção irregular que ameaça terreiro de Candomblé mais antigo do Brasil]
Bahia

Prefeitura determina desapropriação de construção irregular que ameaça terreiro de Candomblé mais antigo do Brasil

23 de Abril de 2024

Membros do terreiro mais antigo do Brasil denunciam medo de obra desabar — Foto: Casa Branca - Ilê Axé Iá Nassô Oc

[Maio Roxo: conheça as doenças inflamatórias intestinais que mais afetam a população]
Saúde

Maio Roxo: conheça as doenças inflamatórias intestinais que mais afetam a população

23 de Abril de 2024

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa estão entre as principais patologias que acometem mais de 5 milhões de pessoas no mundo e no Brasil / Foto Divulgação

[Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito]
Economia

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

23 de Abril de 2024

Medidas também preveem ajuda a micro e pequenas empresas / Foto Tânia Rego

[Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo]
Brasil

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo

23 de Abril de 2024

Mais da metade das crianças no Brasil estão em famílias de baixa renda / Foto Arquivo

[Exposição homenageia trajetória de mulheres na saúde]
Saúde

Exposição homenageia trajetória de mulheres na saúde

23 de Abril de 2024

Espaço cultural ganha o nome da enfermeira e sambista Ivone Lara / Foto José Cruz

[Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês em Salvador; cabos da rede de ar-condicionado foram levados]
Bahia

Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês em Salvador; cabos da rede de ar-condicionado foram levados

22 de Abril de 2024

Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês na capital baiana — Foto: Reprodução/TV Bahia