Terreiro debate memórias e relações culturais de povos afroindígenas
26 de Novembro de 2021 - Coluna O Tempo Presente![Terreiro debate memórias e relações culturais de povos afroindígenas [Terreiro debate memórias e relações culturais de povos afroindígenas]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/233278/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Terreiro Ilê Axé Omorodé L’oni Oluaiê debate em seminário “A memória dos caboclos e as relações culturais afroindígenas em comunidades de terreiro”, nesta sexta-feira (26), às 14 horas
A atividade é presencial, com medidas protetivas contra Covid-19 e transmissão ao vivo pelo youtube no canal do Terreiro Ilé Axé Omorode Oluaye.
O objetivo, segundo o babalorixá Gilson da Cruz, é trocar conhecimentos visando buscar caminhos possíveis e necessários para compartilhar, educar, curar e preservar as comunidades afroindígenas, considerando aspectos dos contextos verificados na contemporaneidade.
Confirmaram presença a deputada Olívia Santana, pela entidade Unegro; Danillo Barata, representando o Centro de Cultura (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Marcelo França (Tatá Musiki Hosi Alê), pela Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab) e o professor Marlon Marcos Vieira Passos, da Unilab.
A proposta de aproximar o terreiro da comunidade acadêmica ganha força com a participação da professora Ana Rita Machado, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), na condição de mediadora do seminário sociocultural, o primeiro de uma série a ser promovida pelo terreiro localizado em Santo Amaro da Purificação, no bairro do Sinibu, no Recôncavo baiano.
– O evento surge como ferramenta usada pelos caboclos e guias para trazer conhecimentos ancestrais para tempos modernos – disse pai Gilson da Cruz, 51 anos, metade deles dedicado ao candomblé.
Fundado em 1998, o terreiro dedica-se não apenas a prestar assistência religiosa, mas desenvolve atividades de acolhimento de pessoas em situação de rua para devolvê-las à sociedade em condições de estudar e trabalhar, além do apoio a manifestações culturais.
Foto: Agencia Brasil
Comentários
Outras Notícias
![Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes [Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237712/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes
17 de Abril de 2025Foto: Walterson Rosa/MS
![Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa [Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237711/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa
17 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques [Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237710/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / Acorda Cidade
![Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde [Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237709/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / CONASS
![Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão [Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237708/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão
14 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações [Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237707/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações
14 de Abril de 2025Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023