Brasil

Após casos de transfobia no BBB22, Linn da Quebrada educa participantes sobre identidade de gênero no ‘ao vivo’

24 de Janeiro de 2022 - Redação Pernambués agora
[Após casos de transfobia no BBB22, Linn da Quebrada educa participantes sobre identidade de gênero no ‘ao vivo’]

Na semana em que se comemora a Visibilidade Trans (29 de janeiro), a participante do Big Brother Brasil 22 (BBB 22), Linn da Quebrada, tem sofrido inúmeros ataques de transfobia por parte de outros ‘brothers’

Desde que chegou à casa mais vigiada, Linn já foi chamada de ‘ele’, ‘o Linn’, em alguns momentos. Recebeu um torpedo anônimo no feed BBB perguntando se está ‘solteiro’ e durante a primeira festa a artista foi chamada de ‘amigo’, por outra participante. 

E no último domingo (23), durante o ‘ao vivo’, a cantora, mais uma vez, precisou ensinar, aos ‘brothers’ e ao Brasil, como ela deve ser tratada a partir de sua identidade de gênero - que a todo tempo está sendo desrespeitada. Ela ainda explica a tatuagem acima da sua sobrancelha. "Eu fiz essa tatuagem, na verdade, por causa da minha mãe. Porque no começo da minha transição, a minha mãe ainda errava e me tratava no pronome masculino. E eu falei: 'mãe, vou tatuar 'ela' aqui na minha testa que é para ver se a senhora não errar", iniciou Linn.

"E acho que também assim é uma indicação para todas as outras pessoas. Então ficou na dúvida? Lê, e daí vocês lembram que eu quero ser tratada nos pronomes femininos", completou a artista.

Visibilidade Trans
Em 29 de janeiro é celebrado no Brasil o Dia da Visibilidade Trans. A ideia surgiu em 2004, quando um grupo de ativistas trans participou, no Congresso Nacional, do lançamento da primeira campanha contra a transfobia. A campanha foi promovida pelo Departamento DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, com o objetivo de ressaltar a importância da diversidade de gênero. A data passou, então, a representar a luta cotidiana das pessoas trans pela garantia de direitos e pelo reconhecimento da sua identidade, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida das pessoas trans no Brasil é de 35 anos. De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o Brasil continua sendo o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. O país passou do 55º lugar de 2018 para o 68º em 2019 no ranking de países seguros para a população LGBT.

Em 2019 foram 20 casos de crime de ódio, enquanto em 2020, 38 notificações. O Maior da série dos últimos quatro anos. Superando 2017, ano em que o Brasil apresentou o maior índice de assassinatos de sua história de acordo com o Altas da violência e anuário da segurança pública.

A Antra aponta, que os dados não refletem exatamente a realidade devido a política de subnotificação do estado e o aumento dela, assim como a ausência de dados governamentais, mas demonstram, a partir deste panorama, que o Brasil vem passando por um processo de recrudescimento em relação à forma com que trata travestis, mulheres transexuais, homens trans, pessoas transmasculines e demais pessoas trans.

* Entenda a diferença entre as identidades de gênero, que contemplam a letra “T”, na sigla LGBTQIA+*

Transexual
Termo genérico que caracteriza a pessoa que não se identifica com o gênero de nascimento. Evite utilizar o termo isoladamente, pois soa ofensivo para pessoas transexuais, pelo fato de essa ser uma de suas características e não a única. Sempre se refira à pessoa como mulher transexual ou como homem transexual, de acordo com o gênero com o qual ela se identifica.

Travesti
Pessoa que vivencia papéis de gênero feminino, sendo uma construção de identidade de gênero feminina e latinoamericana. A travesti foi designada do gênero masculino ao nascer, mas se reconhece numa identidade feminina. O termo foi por muito tempo utilizado de forma pejorativa, mas tem sido ressignificado pelo movimento LGBT, como forma de reconhecer a importância da mobilização das travestis na luta por direitos igualitários no Brasil.

Trangênero
O termo “transgênero” ou “trans” se refere a uma pessoa cuja identidade de gênero – o sentimento psicologicamente arraigado de ser um homem, uma mulher, ou nenhuma das duas categorias – não corresponde à de seu sexo de nascimento.

Entendendo a diversidade sexual

A Defensoria Pública da Bahia elaborou, em 2018, uma cartilha (https://www.defensoria.ba.def.br/wp-content/uploads/2019/01/cartilha_diversidade-sexual.pdf) que ajuda a entender os principais termos do público LGBTQIA+. Assim o leitor pode desmistificar o que foi aprendido erroneamente sobre identidade de gênero, identificar termos que estão em desuso e que são preconceitos.

 

Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural]
Cultura

Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural

18 de Abril de 2024

Micareta de Feira: Bruno Monteiro destaca a importância do evento para valorização cultural / Foto Sérgio Pedreira

[Trecho 2 do BRT de Salvador será entregue na próxima semana]
Bahia

Trecho 2 do BRT de Salvador será entregue na próxima semana

18 de Abril de 2024

A entrega do trecho será realizada pela prefeitura e pela Secretaria Municipal de de Mobilidade (Semob). - Foto: Betto Jr.| Secom

[Bairros de Salvador têm queda de energia por cerca de 1h; Coelba diz que 'intercorrência' em subestação provocou a interrupção do serviço]
Bahia

Bairros de Salvador têm queda de energia por cerca de 1h; Coelba diz que 'intercorrência' em subestação provocou a interrupção do serviço

18 de Abril de 2024

Salvador e região metropolitana registram queda de energia neste quinta-feira (18) — Foto: Rovema Energia

[Estudante é autorizado a cultivar maconha medicinal no interior da Bahia]
Bahia

Estudante é autorizado a cultivar maconha medicinal no interior da Bahia

18 de Abril de 2024

A solicitação do processo legal se dá pela garantia de tratamento para questões de saúde mental apresentadas pelo jovem / Foto Reprodução

[Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024]
Justiça

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024

18 de Abril de 2024

Entre os abusos, estão maus tratos e violência patrimonial / Foto Divulgação

[Professor negro preso injustamente é solto na capital paulista]
Justiça

Professor negro preso injustamente é solto na capital paulista

18 de Abril de 2024

O professor Clayton Ferreira Gomes dos Santos deixa a 26ª DP, e encontra sua esposa, Cláudia Gomes, em sua casa. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil