TRE-BA realiza ação de combate à desinformação em escola de Salvador nesta terça-feira
30 de Agosto de 2022 - Redação Pernambués agora![TRE-BA realiza ação de combate à desinformação em escola de Salvador nesta terça-feira [TRE-BA realiza ação de combate à desinformação em escola de Salvador nesta terça-feira]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/234592/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará, nesta terça-feira (30), mais uma ação educativa "TRE em Todo Lugar"
Desta vez, a iniciativa será direcionada à estudantes da Escola Comendador Bernardo Martins Catharino (SESI), em Itapagipe. O evento tem o objetivo de combater a desinformação.
A ação é uma iniciativa da Comissão de Enfrentamento à Desinformação, com apoio da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia. Durante a visita, o Eleitoral baiano lançará três produtos: a revista em quadrinhos "Urninha e Votinho no Combate às Fake news e à Desinformação", um quiz sobre votação e democracia, e um pacote de figurinhas para WhatsApp com os personagens da Justiça Eleitoral baiana.
A ação ocorrerá durante todo o dia e contará ainda com votação simulada, quando os alunos conhecerão o novo modelo de urna eletrônica. De acordo com o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, a ideia é promover educação para a cidadania.
"Crianças e jovens não são apenas eleitores do futuro, são cidadãos do presente e, como tais, precisam conhecer a Justiça Eleitoral, que atua pelo fortalecimento da democracia", afirmou.
Circuito
A proposta da visita do TRE-BA ao SESI é montar um circuito na escola, para garantir que o maior número de estudantes participe das atividades. Todas as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio estão convidadas. Esse público tem entre 14 e 17 anos de idade.
Para o secretário de Estratégia, Planejamento e Eleições do TRE-BA e presidente da Comissão de Combate à Desinformação, Victor Mesquita, o evento é mais um recurso para fortalecer a participação política.
"Nosso objetivo é ajudar os jovens a filtrar informações transmitidas, principalmente aquelas acessadas pelas redes sociais e pela internet, de maneira geral. A desinformação é uma maneira de cercear a nossa liberdade, com a manipulação de conteúdo", disse o secretário, que preside a Comissão de Enfrentamento à Desinformação.
Com o lançamento de produtos que dialogam diretamente com o público jovem, o TRE-BA pretende abordar, de forma didática e acessível, os principais temas das eleições. "Acredito que a utilização de recursos lúdicos em ações educativas contribui na construção do processo de aprendizagem em todas as idades, pois, além de propiciar momentos divertidos, exercita o raciocínio", observou a servidora da SPL, Adriana Passos.
Foto: Samuel Laudilio/PMJ
Comentários
Outras Notícias
![Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes [Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237712/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes
17 de Abril de 2025Foto: Walterson Rosa/MS
![Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa [Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237711/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa
17 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques [Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237710/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / Acorda Cidade
![Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde [Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237709/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / CONASS
![Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão [Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237708/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão
14 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações [Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237707/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações
14 de Abril de 2025Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023