Brasil

Brasil lidera reunião do Grupo de Trabalho de mulheres no G20

18 de Janeiro de 2024 - Redação Pernambués agora
[Brasil lidera reunião do Grupo de Trabalho de mulheres no G20]

Países debatem temas prioritários em plano de trabalho para 2024 / Foto Marcelo Camarg

O Brasil liderou, nesta quarta-feira (17), a primeira reunião técnica do grupo de trabalho (GT) de Empoderamento de Mulheres do G20, que reúne as nações com as maiores economias do mundo. O GT foi criado em 2023, sob a presidência brasileira do G20. O encontro internacional ocorreu por videoconferência e contou com a participação de 19 países do grupo, sete países convidados das uniões Africana e Europeia e representantes de organismos internacionais.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a primeira dama, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, fizeram a abertura oficial da reunião virtual deste GT do G20. Durante o encontro, Cida Gonçalves propôs um plano de trabalho para 2024, dividido em três temas considerados prioritários, pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: a igualdade de gênero, enfrentamento à misoginia (ódio contra as mulheres) e a todas as formas de violência contra elas (moral, psicológica, até o feminicídio); e justiça climática, porque o governo brasileiro aponta as mulheres como as mais prejudicadas na ocorrência de desastres naturais.

"Esses três itens, para nós, são prioridade no G20, aquilo que o governo brasileiro tem como linha, porque é o que o presidente Lula diz [sobre] a desigualdade social e, dentro [dela], a desigualdade de gênero e raça. A questão da inclusão, efetivamente, e da gente ter uma única coisa que é necessário para o Brasil e o mundo resolverem todos os seus problemas: o respeito", afirmou a ministra.

Esta primeira reunião técnica do GT de Empoderamento de Mulheres do G20 terá a duração de dois dias, no formato online, na busca de diálogos e consensos, em torno das pautas que afetam as mulheres de diversas localidades do planeta, como a violência de gênero e o tratamento da misoginia, apontou a ministra Cida. "Vamos trabalhar muito para estar com as mulheres, junto com todo o governo brasileiro, para que nós possamos ter resultados efetivos, ao final desse mandato".

Em sua fala, a ministra Cida Gonçalves destacou ações que já estão sendo desenvolvidas pelo governo brasileiro e que, agora, pretende trazer para o centro do debate do GT do G20, como a autonomia econômica das mulheres. A ministra apresentou a Lei da Igualdade Salarial (14.611/2023); o combate à discriminação racial e de gênero; a campanha Brasil Sem Misoginia e, ainda, mencionou a Política Nacional de Cuidados, com foco na divisão justa do trabalho não remunerado que sobrecarrega as mulheres. "As mulheres trabalham muito mais horas que os homens, porque elas chegam em casa e têm que cuidar dos filhos, elas têm que cuidar do doente, portanto, têm um acúmulo de trabalho. Isso tem que ser debatido, porque não é um problema só do Brasil, é do mundo", enfatizou Cida Gonçalves.

Agenda
Até novembro deste ano, sob a presidência do Brasil, os países do grupo pretendem chegar a um consenso em relação a políticas públicas de combate à desigualdade de gênero. No plano de trabalho, estão previstas outras reuniões preparatórias para a Cúpula do G20.  Além dos encontros técnicos virtuais, haverá três presenciais, todos no Brasil. Segundo a ministra Cida Gonçalves, o primeiro deles deve ocorrer em maio, em Brasília, e o último no Rio de Janeiro, no encerramento da presidência brasileira no G20.

Comentários

Outras Notícias

[Rodoviários iniciam preparação para greve de ônibus em Salvador:
Bahia

Rodoviários iniciam preparação para greve de ônibus em Salvador: "Não vai ter outro jeito"

17 de Maio de 2024

Rodoviários se reuniram na tarde desta quarta-feira, 15 - Foto: Rafaela Araújo / Ag. A TARDE

[Saúde mental dos brasileiros no perido pós-pandemia é considerado uma das piores do mundo]
Saúde

Saúde mental dos brasileiros no perido pós-pandemia é considerado uma das piores do mundo

17 de Maio de 2024

Relatório internacional aponta que mais de um terço dos brasileiros está "angustiado /Foto Divulgação

[Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil]
Saúde

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

17 de Maio de 2024

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer nesta quinta, na Suíça / Foto Kruscha

[Quilombolas cobram do governo agilidade na titulação de terras]
Política

Quilombolas cobram do governo agilidade na titulação de terras

17 de Maio de 2024

Encontro Aquilombar 2024 reuniu mais de 1.000 pessoas em Brasília / Foto Fabio Rodrigues

[Governo do Estado realiza entregas para proteção social, na próxima terça-feira (21)]
Bahia

Governo do Estado realiza entregas para proteção social, na próxima terça-feira (21)

17 de Maio de 2024

Governo do Estado realiza entregas para proteção social, na próxima terça-feira (21) / Foto ASCOM

[Aniversário da Casa de Acolhimento Marielle Franco Brasil]
Bahia

Aniversário da Casa de Acolhimento Marielle Franco Brasil

17 de Maio de 2024

Data será celebrada na Câmara, nesta sexta-feira (17), com uma sessão especial requerida pelo mandato coletivo Pretas Por Salvador / Foto Card Evento