14 milhões de sacos plásticos deixam de ir para o lixo após proibição
28 de Maio de 2024 - Redação Pernambués agora![14 milhões de sacos plásticos deixam de ir para o lixo após proibição [14 milhões de sacos plásticos deixam de ir para o lixo após proibição]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237133/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Os sacos devem ser substituídos por outros de material ecológico e biodegradável - Foto: © Fernando Frazão | Agência Brasil
Desde que a lei municipal que proíbe a distribuição de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais entrou em vigor, estima-se que cerca de 14 milhões de unidades desse tipo de embalagem deixaram de ser consumidas na capital baiana. Neste mês de maio, Salvador passou a integrar um grupo expressivo formado por capitais do país e do mundo que adotaram a medida sustentável, visando a mudança de hábitos e a preservação ambiental.
O número é expressivo e reforça a importância desse tipo de medida, por promover conscientização ao mesmo tempo em que induz, na prática, a mudança de comportamento da população. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), cerca de 1,5 milhão de sacolas são distribuídas por hora no país. Uma realidade que ainda precisa ser combatida e transformada.
Para Ana Paula Monção, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a lei que passou a vigorar no dia 12 de maio em Salvador ajuda a formar esse senso coletivo de que as ações cotidianas estão também diretamente relacionadas aos problemas ambientais e tragédias climáticas que o Brasil e outros lugares do mundo vivem nos dias de hoje.
"Entendemos que toda ação que minimize os impactos negativos ao meio ambiente é bem-vinda, e essa é uma medida que colabora para isso. Mas para causar um impacto positivo, de fato, é preciso uma mudança de comportamento e do entendimento das nossas ações. Qualquer prejuízo causado ao meio ambiente será sentido por nós, seja com as mudanças climáticas, seja com a falta de recursos naturais disponíveis”, ressaltou.
O plástico é um material sintético que tem uma variedade de aplicações, porém o descarte inadequado o torna um dos principais poluentes dos oceanos e uma ameaça à biodiversidade aquática.
Uma pesquisa do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida) aponta que o Brasil consome, aproximadamente, 13 bilhões de sacolas plásticas, por ano. São cerca de 60 sacolas plásticas por pessoa, se dividirmos esse número pela população brasileira atual.
"Todas as ações e esforços precisam ser realizados de forma conjunta e contínua; imposição de Leis e outras medidas que não promovam a conscientização e mudança de comportamento em cada um nós podem trazer algum ganho, mas será insuficiente se aplicada de forma isolada e dificilmente evitará impactos negativos”, frisou Ana Paula.
Comentários
Outras Notícias
![Concha Acústica oferece mais de 500 vagas gratuitas de estacionamento em dias de shows [Concha Acústica oferece mais de 500 vagas gratuitas de estacionamento em dias de shows]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238052/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Concha Acústica oferece mais de 500 vagas gratuitas de estacionamento em dias de shows
01 de Setembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Reconhecimento Facial da SSP já contribuiu para 3.800 prisões na Bahia [Reconhecimento Facial da SSP já contribuiu para 3.800 prisões na Bahia]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238051/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Reconhecimento Facial da SSP já contribuiu para 3.800 prisões na Bahia
01 de Setembro de 2025Foto: Divulgação
![Emprego formal registra queda de 32% em julho, mostra Caged [Emprego formal registra queda de 32% em julho, mostra Caged]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238050/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Emprego formal registra queda de 32% em julho, mostra Caged
01 de Setembro de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Coelba remove mais de 560 toneladas de cabos clandestinos em 12 cidades baianas [Coelba remove mais de 560 toneladas de cabos clandestinos em 12 cidades baianas]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238049/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Coelba remove mais de 560 toneladas de cabos clandestinos em 12 cidades baianas
01 de Setembro de 2025Foto: Reprodução / Neoenergia Coelba
![Nordeste é a região com maior número de inscritos no Enem 2025 [Nordeste é a região com maior número de inscritos no Enem 2025]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238048/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nordeste é a região com maior número de inscritos no Enem 2025
31 de Agosto de 2025Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
![INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo a incapaz [INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo a incapaz]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238047/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo a incapaz
31 de Agosto de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023