Brasil

Mais de 70% das jovens brasileiras sofrem com sintomas vaginais desconfortáveis

28 de Maio de 2025 - Redação Pernambués agora
[Mais de 70% das jovens brasileiras sofrem com sintomas vaginais desconfortáveis]

Foto: Geovana Albuquerque / Arquivo Agência Saúde GD

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio da FAPESP, revelou que aproximadamente 72,5% das mulheres jovens no Brasil apresentam sintomas vulvovaginais, como corrimento, coceira e dores durante o ato sexual.
Entre os sintomas mais relatados estão: secreção vaginal (63%), coceira (54%), ardência (31%), secura (30%), odor desagradável (28%), irritação (27%) e dor sexual (20%). Dos 313 participantes do estudo, menos de 30% relataram não apresentar nenhum desses incômodos. As voluntárias tinham em média 30 anos.
Apesar do impacto evidente desses sintomas na saúde e qualidade de vida sexual, muitas mulheres tendem a normalizá-los, o que pode prejudicar o bem-estar emocional, a autoconfiança e o convívio social.
Segundo Ana Carolina Beleza, coordenadora do Núcleo de Estudos em Fisioterapia na Saúde da Mulher (Nefism) da UFSCar, o tabu em torno do assunto faz com que muitas mulheres subestimem a gravidade desses sintomas e não busquem tratamento adequado.
“Mesmo aquelas que relatam dor durante o ato sexual tendem a minimizar o impacto desses problemas em suas vidas”, explica a pesquisadora.
Ela ressalta a importância de campanhas educativas sobre saúde íntima, tanto nas escolas quanto nos serviços de saúde, para combater a normalização dos sintomas e estimular o cuidado adequado.

Comentários

Outras Notícias