Morre fundador do bloco afro Malê Debalê
13 de Março de 2017 - Diogenes MatosBira Malê estava internado com complicações nos rins e teve hemorragia.
Morreu na manhã do domingo (12), aos 64 anos, Ubirajara Fernandes Lopes de Souza. O músico, era mais conhecido como 'Bira Malê', também era fundador do bloco afro Malê Debalê. De acordo com informações do vice-presidente do bloco, Miguel Arcanjo, Bira sofria de complicações nos rins e teve uma hemorragia interna. O músico estava internado no Hospital Alayde Costa, em Salvador, há um mês. O corpo do líder foi velado na sede do bloco, no bairro de Itapuã, durante a noite do domingo. Dezenas de integrantes do bloco, familiares e amigos de Bira compareceram à cerimônia para prestar as últimas homenagens. O enterro ocorre na manhã desta segunda-feira (13), no Cemitério São Francisco, também em Itapuã. Além de fundador, Bira já foi presidente do bloco afro por alguns anos. Atualmente, o músico era um dos diretores do conselho que rege as atividades do grupo. Uma nota de pesar foi divulgada pelo bloco nas redes sociais. O comunicado lamenta a morte de Bira e fala sobre seus feitos na luta contra o preconceito racial. "Olá amigos, nosso bloco perdeu um de seus maiores amantes, um homem que tinha em seu coração os toques da música afro. Sua caminhada foi marcada por lutas e conquistas em nome do povo negro", diz. NOTA DE PESAR "Olá amigos, nosso bloco perdeu um de seus maiores amantes, um homem que tinha em seu coração os toques da música afro. Sua caminhada foi marcada por lutas e conquistas em nome do povo negro, e é um com sentimento de imensa tristeza que a diretoria do Malê Debalê informa que o velório de seu diretor presidente e fundador BIRA MALÊ, acontece hoje, às 19h, na sede do bloco em Itapuã, no Abaeté. Vamos juntos dar o adeus ao homem que ajudou a criar a história do nosso bloco". O Bloco Malê Debalê O Malê Debalê foi fundado em 23 de março de 1979, 37 anos atrás. Segundo a entidade, a agremiação foi criada por moradores de Itapuã que desejavam ver o bairro representado no carnaval de Salvador, sob liderança de Bira. A dança e a música feitas pelo bloco têm forte ligação com a tradição herdada da cultura afro. O nome é uma homenagem aos Malês, negros muçulmanos, que lutaram contra o processo de escravidão, representando, na Bahia, uma resistência ativa.
Comentários
Outras Notícias
![Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes [Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237712/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes
17 de Abril de 2025Foto: Walterson Rosa/MS
![Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa [Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237711/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa
17 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques [Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237710/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / Acorda Cidade
![Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde [Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237709/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / CONASS
![Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão [Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237708/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão
14 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações [Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237707/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações
14 de Abril de 2025Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023