Cultura

Suíca aponta que dia das tradições africanas é reconhecimento cultural do povo negro

30 de Setembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[Suíca aponta que dia das tradições africanas é reconhecimento cultural do povo negro]

O último dia do mês de setembro é especial para o povo negro em Salvador

É no 30 de setembro que se comemora o Dia Municipal das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Essa data consta no calendário cultural da capital baiana graça a um projeto de lei do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que garantiu uma política de reparação e uma forma de homenagear a cultura popular. Conforme o edil petista, a ação foi um pedido direto do movimento negro do estado da Bahia e assegura o reconhecimento cultural e religioso, além da preservação das raízes africanas.

“É de suma importância que datas como essa sejam, cada vez mais, expostas e façam parte do calendário tradicional de Salvador. O nosso projeto foi para prestar justa homenagem a esta religião tão popular no nosso país e que tanto contribui para a preservação das raízes africanas formadoras do nosso povo. Tenho orgulho de ser reconhecimento como um vereador que luta para preservar suas raízes. Tenho a cultura africana e o candomblé no sangue e o povo negro é maioria nesta cidade, e neste estado. Tudo que fizermos para reparar será pouco”, destaca o vereador soteropolitano.

Vice-líder da oposição na Câmara de Salvador, Suíca ainda frisa que o Dia Municipal das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé também é importante para o turismo religioso na cidade. Ele destaca que a capital baiana está no roteiro turístico nacional e que matrizes africanas ampliam o conhecimento sobre história do povo negro e sobre a própria história da cidade. “Se completam na verdade. Cultura e religião são de conhecimentos populares, acredito que ambos, na teoria, estão diretamente ligados ao conhecimento popular”, completa.
 

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados