Maior festival de mulheres negras da América Latina começa nesta quarta (22)
22 de Julho de 2020 - Redação Pernambués agora
O maior festival de mulheres negras da América Latina, o Latinidades, que já teve entre as convidadas a filósofa Angela Davis, começa nesta quarta-feira (22)
O tema desta edição é Utopias Negras e, em formato online, serão homenageadas as musicistas Dona Dalva Damiana de Freitas, conhecida como Doutora do Samba, Elza Soares e Elisa Lucinda, que também é poetisa, jornalista e fundou a Casa Poema.
A abertura do evento será às 10h e, para a primeira etapa, foram convidadas cinco crianças negras cariocas, com idade entre 9 e 11 anos, que irão debater as expectativas que têm quanto à vida.
O Papo de Futuro, como é chamada a atividade programada, resulta de um viés que vem sendo construído pela organização ao longo das edições anteriores, e os participantes do festival, que é de entender as crianças negras como sujeitos de direito e produtoras de saberes.
Em outras rodas de conversa, serão focalizados temas que entrecruzam racismo, diáspora, questões de gênero, corporalidade, participação política e decolonialidade.
Também revestido desse teor, o espaço Serviço de Preta irá reservar diversos momentos para discussões sobre como as desigualdades se configuram no mercado de trabalho e de que maneira a população negra pode se organizar para estruturar um empreendimento capaz de promover justiça social e contribuir para a resistência.
Gratuita, a programação abrange ainda espetáculos de dança, uma performance e shows, podendo ser vista no canal que o festival mantém oficialmente no YouTube.
Haverá ainda atividades Pretinhosidades e a exibição do filme Um dia com Jerusa, que serão veiculadas pelo Instagram e Canal Odun Filmes, no Vimeo.
Comentários
Outras Notícias
Senado aprova projeto que endurece penas para crimes sexuais contra vulneráveis; texto segue para sanção
14 de Novembro de 2025Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil.
Mercado Iaô realiza edição especial com Cortejo Afro, Majur, Sambaiana e Márcia Short neste domingo
14 de Novembro de 2025Foto: Divulgação | Caio Lírio.
Lei sancionada em Salvador obriga cinemas a começarem filmes no horário divulgado
14 de Novembro de 2025Foto: Divulgação.
Setor de Enfermagem cresce e amplia número de postos de trabalho em todas as áreas de atendimento no Brasil
14 de Novembro de 2025Foto: Pedro Ventura / Agência Brasília / Divulgação
Roberto Carlos fará show gratuito em Salvador no Natal Luz 2025
13 de Novembro de 2025Foto: TV Globo
Justiça decreta falência da Oi e alerta para impacto em contratos públicos na Bahia
13 de Novembro de 2025Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023