Cultura

Maior festival de mulheres negras da América Latina começa nesta quarta (22)

22 de Julho de 2020 -Redação Pernambués agora
[Maior festival de mulheres negras da América Latina começa nesta quarta (22)]

O maior festival de mulheres negras da América Latina, o Latinidades, que já teve entre as convidadas a filósofa Angela Davis, começa nesta quarta-feira (22)

O tema desta edição é Utopias Negras e, em formato online, serão homenageadas as musicistas Dona Dalva Damiana de Freitas, conhecida como Doutora do Samba, Elza Soares e Elisa Lucinda, que também é poetisa, jornalista e fundou a Casa Poema.
A abertura do evento será às 10h e, para a primeira etapa, foram convidadas cinco crianças negras cariocas, com idade entre 9 e 11 anos, que irão debater as expectativas que têm quanto à vida.
O Papo de Futuro, como é chamada a atividade programada, resulta de um viés que vem sendo construído pela organização ao longo das edições anteriores, e os participantes do festival, que é de entender as crianças negras como sujeitos de direito e produtoras de saberes.
Em outras rodas de conversa, serão focalizados temas que entrecruzam racismo, diáspora, questões de gênero, corporalidade, participação política e decolonialidade.
Também revestido desse teor, o espaço Serviço de Preta irá reservar diversos momentos para discussões sobre como as desigualdades se configuram no mercado de trabalho e de que maneira a população negra pode se organizar para estruturar um empreendimento capaz de promover justiça social e contribuir para a resistência.
Gratuita, a programação abrange ainda espetáculos de dança, uma performance e shows, podendo ser vista no canal que o festival mantém oficialmente no YouTube.
Haverá ainda atividades Pretinhosidades e a exibição do filme Um dia com Jerusa, que serão veiculadas pelo Instagram e Canal Odun Filmes, no Vimeo.

Comentários

Outras Notícias

[Papa Francisco nomeia primeiro cardeal negro americano]
Mundo

Papa Francisco nomeia primeiro cardeal negro americano

25 de Outubro de 2020

O Papa Francisco anunciou, neste domingo (25), 13 cardeais, entre eles o arcebispo americano Wilton Gregory, que acabou se tornando o primeiro cardeal negro da Igreja Católica nos Estados Unidos.

[Com pandemia, participação das mulheres no mercado de trabalho é a menor em 30 anos]
Brasil

Com pandemia, participação das mulheres no mercado de trabalho é a menor em 30 anos

25 de Outubro de 2020

Desde 1991, o número não caía abaixo dos 50%, e desde 1990 não atingia este patamar, quando ficou em 44,2%, de acordo com dados do IBGE

[Atendimento por videochamada no SAC inclui serviços do Procon-BA]
Bahia

Atendimento por videochamada no SAC inclui serviços do Procon-BA

25 de Outubro de 2020

Devido a pandemia de coronavírus, para seguir os protocolos de segurança, agora o cidadão pode usar o celular ou computador, agendar dia e horário, e receber atendimento do SAC sem sequer sair de casa. 

[Bahia volta a jogar na Fonte Nova em confronto com Melgar-Peru, pela Copa Sul-Americana]
Esportes

Bahia volta a jogar na Fonte Nova em confronto com Melgar-Peru, pela Copa Sul-Americana

25 de Outubro de 2020

Tricolor retorna ao estádio no dia 5 de novembro

[Auxílio Emergencial: nascidos em setembro recebem nova parcela neste domingo (25)]
Brasil

Auxílio Emergencial: nascidos em setembro recebem nova parcela neste domingo (25)

25 de Outubro de 2020

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga neste domingo (25) mais uma parcela do Auxílio Emergencial para 3,7 milhões de beneficiários nascidos no mês de setembro, e que não fazem parte do Bolsa Família.

[Brasil acumula 5,38 milhões de casos de Covid-19, com 156.903 óbitos e 89% de recuperados]
Brasil

Brasil acumula 5,38 milhões de casos de Covid-19, com 156.903 óbitos e 89% de recuperados

25 de Outubro de 2020

O Brasil acumula 5.380.635 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, segundo o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado no sábado (24/10)