Cultura

Vila Ruy Barbosa ganha Espaço Cultural que será inaugurado em março

09 de Fevereiro de 2021 - Redação Pernambués agora
[Vila Ruy Barbosa ganha Espaço Cultural que será inaugurado em março]

O bairro de Vila Ruy Barbosa, localizado na região da cidade baixa, vai ganhar um Espaço Cultural que pretende oferecer cursos profissionalizantes, assistência para crianças e moradores

Por Evilasio Sacramento
 

A comunidade vai receber também uma horta comunitária. A obra começou em setembro de 2020 através da iniciativa do presidente da Associação de Moradores da Vila Ruy Barbosa, Rafael Araújo e do vice, Robson Melo e deve ser finalizada em março. Segundo Rafael, o edil Luíz Carlos Suíca (PT), contribuiu para esta realização com a solicitação para a LIMPURB através do seu gabinete. 
“O espaço estava com toda estrutura danificada, a área que vamos implantar a horta comunitária estava tomada por mato. O vereador encaminhou a solicitação para a LIMPURB onde veio uma equipe e fez o mutirão de limpeza nesta área. É um espaço que vai ofertar em breve cursos profissionalizantes, reforço escolar, atividade pedagógica, parceria com escolas de futebol que atendem mais de duzentas crianças na nossa comunidade”, frisa Rafael ao informar que a população do bairro está na expectativa para a inauguração. 

Em maio de 2020, a prefeitura de Salvador inaugurou o Mercado Municipal do bairro que conta com um mercado coberto, numa área de 1.103,17 metros quadrados, localizado próximo à feirinha do bairro, que será desativada em breve. A Prefeitura investiu cerca de R$ 2,5 milhões na obra. O mercado tem 24 boxes para comercialização de frutas, verduras, embalagens e serviços, além de ter restaurantes e lanchonetes e 100 bancadas para venda de frutas, verduras, tempero verde e miudezas.
“A horta é de fundamental importância porque vai ajudar a cultivar nossos próprios alimentos e ajudar a própria comunidade porque vai servir para doações, para o mercado popular, uma ótima obra, que trouxe mais organização a nossa feira. Ajudou muitos ambulantes porque agora eles estão mais seguros caso venha ter chuva e outros temporais. Tudo que está sendo feito pelo conselho é visto de forma positiva”, diz a moradora Silvia Cavalcante, 46 anos. Ela conclui a entrevista informando que o espaço cultural vai ser uma grande obra que vai tirar muitos meninos da rua, ajudar pais e mães de família na criação dos seus filhos e adolescentes que querem se profissionalizar e não acham oportunidade. “Minha expectativa é enorme. Tenho três filhos e sei que eles podem começar a carreira deles aqui no bairro”, diz. 
Em suas redes sociais, Suíca parabeniza mais uma obra da comunidade e publica: “As comunidades da gente não param. A Reforma do Espaço Cultural da Vila Ruy Barbosa permitirá integração social, esporte e lazer ao bairro, o nosso mandato se sente muito honrado em colaborar com essa história”.

Comentários

Outras Notícias

[Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias]
Economia

Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias

28 de Março de 2024

Negociações para a faixa 1, pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico, ficarão disponíveis até o dia 20 de maio / Foto Joedson Alves

[Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos]
Política

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos

28 de Março de 2024

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos / Foto Zeca Ribeiro

[Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução]
Brasil

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução

28 de Março de 2024

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução / Foto Paulo Pinto

[Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador]
Justiça

Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador

28 de Março de 2024

Mulher alegou que tentou ajuda com policiais, porém sem sucesso | Bnews - Divulgação Reprodução/Leitor Bnews

[BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022]
Bahia

BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022

28 de Março de 2024

Segundo o Instituto, os dados de crianças registradas no estado são os menores em 26 anos / Foto Marcelo Casal

[Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS]
Bahia

Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS

28 de Março de 2024

Na maioria dos casos, as mudanças ocorrem na sexta-feira (29/3) / Foto Divulgação