Cultura

Pernambués Curioso: descubra porque Dia Nacional do Reggae é celebrado hoje

11 de Maio de 2021 - Agência Brasil
[Pernambués Curioso: descubra porque Dia Nacional do Reggae é celebrado hoje]

Onze de maio. Dia Nacional do Reggae. A data é uma homenagem ao cantor e compositor Bob Marley, que morreu em 11 de maio de 1981, aos 36 anos, em um hospital em Miami, Estados Unidos

O Que é o Dia Nacional do Reggae?
A criação desse dia foi feita a partir da Lei 12.630 assinada por Dilma e publicada e publicada em 14 de maio de 2012. No texto da lei o Dia Nacional do Reggae é definido como um dia em que se deve homenagear o ritmo musical que foi difundido para todo o mundo por Bob Marley. Trata-se, assim, de uma celebração em que se busca exaltar o reggae e o músico. 

Pode parecer um pouco estranho que a criação dessa data, mas deve-se observar qe se trata de uma homenagem que tem caráter cultural e que visa fazer do reggae mais conhecido da população como um geral. Além disso, quem gosta desse estilo musical terá mais um dia para celebrar. 

O gênero musical Reggae foi criado na Jamaica no final da década de 1960 e é comum que o termo seja usado para se referir a diversos tipos de músicas da Jamaica, entretanto, o reggae se refere a um estilo musical em particular. Esse estilo teve origem a partir do desenvolvimento do rocksteady e ska.
Uma das principais características do reggae é ter uma acentuação no tempo fraco que é chamado de Skank. Na maioria dos casos o ritmo é mais rápido que o rocksteady e mais lento que o ska. Os compassos dessa música são acentuados na segunda e na quarta batida com uma guitarra que serve de base ou então para enfatizar a terceira batida. 

Também é possível segurar o acordo da segunda até que o quarto tenha sido tocado. Especialmente essa terceira batida e a sua velocidade além do uso de linhas de baixo mais complexas que diferenciam o reggae do rocksteady. O principal nome desse estilo musical é Bob Marley. 

A Origem do Reggae
A música reggae foi bastante influenciada pela música tradicional africana e caribenha bem como pelo rhythm and blues americano. Apesar disso a origem mais direta desse estilo musical é o desenvolvimento do ska e rocksteady que ocorreu na Jamaica durante a década de 1960.
O aparecimento do ska ocorreu entre os anos de 1959 e 1961, período em que o ritmo se desenvolveu a partir de um gênero musical anterior que era chamado de mento. O estilo musical ska logo conquistou aqueles que eram adeptos do chamado rude boy (estilo dominante na Jamaica naquela época) e também conquistou adeptos entre os mods na Grã-Bretanha a partir de 1964. 

Para manter o seu estilo de durões os rude boys passaram a utilizar o ska num ritmo mais lento em suas músicas. Antes do final da década de 1960 muitos músicos já tinham aderido ao ska num andamento mais lento. Esse som mais lento passou a ser chamado de rocksteady que é o nome de um single de Alton Ellis. O rocksteady dominou até 1968 quando os andamentos das músicas ficaram ainda mais lentos e foram acrescentados mais efeitos que deram origem ao reggae. 

Bob Marley
O Dia Nacional do Reggae é uma homenagem a Bob Marley que difundiu o ritmo musical em todo o mundo. Nascido como Robert Nesta Marley no dia 06 de fevereiro de 1945 em Nine Mile, Jamaica, ele faleceu em 11 de maio de 1981 em Miami, EUA, como Bob Marley. 

Marley foi o mais famoso e importante guitarrista e compositor de reggae. Em geral as suas músicas falavam sobre a pobreza e a opressão. Um dos grandes feitos de Marley foi ter difundido por meio de suas músicas o movimento rastafári bem como as suas ideias de paz, igualdade social, irmandade, preservação do meio ambiente, amor universal entre outras. 

Contexto
As músicas de Bob Marley têm tudo a ver com o contexto em que ele vivia na Jamaica, ou seja, os intensos conflitos sociais e as políticas da sua terra natal. Como Marley era a imagem de tudo o que era oprimido, ou seja, negro, pobre e oprimido logo passou a ser um porta-voz do povo. 

Aqui no Brasil foi no estado do Maranhão que o ritmo ecoou com mais força. Músicos foram influenciados pelo novo estilo, por um de seus aspectos mais característicos: a arte de expressar a cultura e a força de um povo por meio de sua musicalidade. 

Mas que tipo de música é essa? Com batidas ritmadas, firmes, e suaves ao mesmo tempo? Capaz de alegrar o corpo e o pensamento? Muitos fizeram essa pergunta. O dicionário diz que a palavra grega, musikós, musical, significa o vínculo do espírito humanos com qualquer forma de inspiração artística. 

O reggae é uma dessas formas. É um ritmo e um conceito que falam ao corpo e ao coração. 

 

Foto reprodução: Portal Geledés

Comentários

Outras Notícias

[Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias]
Economia

Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias

28 de Março de 2024

Negociações para a faixa 1, pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico, ficarão disponíveis até o dia 20 de maio / Foto Joedson Alves

[Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos]
Política

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos

28 de Março de 2024

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos / Foto Zeca Ribeiro

[Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução]
Brasil

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução

28 de Março de 2024

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução / Foto Paulo Pinto

[Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador]
Justiça

Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador

28 de Março de 2024

Mulher alegou que tentou ajuda com policiais, porém sem sucesso | Bnews - Divulgação Reprodução/Leitor Bnews

[BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022]
Bahia

BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022

28 de Março de 2024

Segundo o Instituto, os dados de crianças registradas no estado são os menores em 26 anos / Foto Marcelo Casal

[Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS]
Bahia

Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS

28 de Março de 2024

Na maioria dos casos, as mudanças ocorrem na sexta-feira (29/3) / Foto Divulgação