Cultura

Museus na Bahia reabrem com programação diversificada e segurança a visitantes

23 de Setembro de 2021 - G1 Bahia
[Museus na Bahia reabrem com programação diversificada e segurança a visitantes]

Os museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) reabriram suas portas e jà estão à espera da visitação de baianos e turistas

Fechados há um ano e meio, devido à pandemia, agora, em virtude da flexibilização das atividades determinada pelas autoridades públicas municipal e estadual, os espaços culturais terão horários de funcionamento diferenciados e continuarão seguindo as regras de prevenção à Covid-19.

Na capital, já estão funcionando o Museu de Arte da Bahia (MAB), o Palacete das Artes e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). No interior, o Museu do Recolhimento dos Humildes e o Parque Histórico Castro Alves retomaram as atividades desde o último dia 19. Os museus Tempostal e Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, localizados no Pelourinho, seguem fechados (para readequação dos espaços) até setembro, com programação especial comemorativa para a Primavera dos Museus. O Centro Cultural Solar Ferrão está em obras de revitalização e retornará em data a ser anunciada em breve.

Para o diretor-geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, este é um momento de muita alegria e entusiasmo. “Estou muito feliz em chegarmos nessa fase de reabertura dos museus, depois de tantas limitações e perdas. Queremos fazer o reencontro da sociedade com a cultura, mas sabendo que esse momento ainda é de precaução. Estabelecemos isolamento social, uso de máscaras, álcool em gel e a cada duas horas as exposições são fechadas e os espaços higienizados durante meia hora e depois reabertos novamente ”, explicou.


Desde o início do isolamento social, os museus do Ipac têm desenvolvido ações nas redes sociais para manter a divulgação de seus acervos e atividades, além da comunicação com o público. Foram realizadas centenas de ações, a exemplos de lives, exposições e oficinas, sempre com temas ligados ao patrimônio artístico e cultural do estado. Com a reabertura, os museus passarão, dentro dos protocolos de segurança, a receber o público também para acompanhar a agenda educativa.

Programação dos museus

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) reabre com a exposição ‘O Museu de Dona Lina’, que utilizará dois espaços expositivos, a Capela e os dois andares do Casarão. A mostra é uma homenagem à arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, que foi a primeira diretora do MAM-Bahia, de 1959 a 1963.

“A reabertura do museu é processo de saúde da cidade, e a gente pede que as pessoas venham com esse espírito de saúde mental e corporal. O MAM é um museu que pelo espaço em que está colocado, entre a cidade alta e baixa, ele propõe um diálogo muito forte da sociedade com a instituição. É uma exposição que reúne o moderno e o popular, que é o pensamento de Lina Bo Bardi”, explica o diretor do MAM-BA, Pola Ribeiro.

O Museu de Arte da Bahia (MAB) apresenta a exposição ‘Revisitando Modos de Ver e de Entender a Arte’, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer ou rever obras do acervo, representantes dos diversos estilos artísticos através das diferentes linguagens. Já no Palacete das Artes, na sala contemporânea, tem a exposição Sobreviver, que homenageia os artistas Mario Cravo Jr. e Reinaldo Eckenberger. No casarão, o público terá a oportunidade de conferir as obras do artista plástico Sergio Amorim, na mostra Águas de Salvador e da Baía de Todos os Santos.

O Museu do Recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro, abriga a exposição ‘Paisagens imaginárias’, do aquarelista Luiz Neto. O Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu, conta com duas mostras e expõe também o acervo do museu biográfico. A exposição ‘Uma casa sertaneja’ aborda aspectos do cotidiano e elementos do ofício do agricultor e do vaqueiro. O público vai encontrar peças de mobiliário, ornamentos, utensílios domésticos e instrumentos de trabalho.

Horários de funcionamento dos museus

Museu de Arte da Bahia (MAB)

Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória – Salvador (BA)

Terça a sábado, das 12h às 16h

(71) 3117 6902

Palacete das Artes

Rua da Graça, 284 - Salvador (BA)

Terça a sábado, das 12h às 16h

(71) 3117 6987

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)

Av. Contorno, s/n°, Solar do Unhão - Salvador (BA)

Terça a sábado, 13h30 às 17h30

(71) 3117 6132

Museu do Recolhimento dos Humildes

Praça Frei Bento, 59, Centro, Santo Amaro (BA)

Terça a sexta, das 10h às 16h/Sábado, das 9h às 13h

Parque Histórico Castro Alves

Praça Castro Alves, 106, Cabaceiras do Paraguaçu (BA)

Terça a sexta, das 10h às 16h/Sábado, das 9h às 13h

 

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados