Denúncia

População deve descartar corretamente lixo contaminado por Covid-19

01 de Março de 2021 - Redação Pernambués agora
[População deve descartar corretamente lixo contaminado por Covid-19]

Trata-se de uma preocupação realmente com o outro, não só com a gente. A forma como eu descarto vai ajudar muito no combate a essa transmissão do coronavírus

Pessoas infectadas com a Covid-19 e seus familiares precisam tomar alguns cuidados ao descartar o lixo para a coleta diária. A orientação é da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que desde o início da pandemia tem feito ampla campanha nas redes sociais para conscientizar a população. 

  

Segundo a engenheira sanitarista e ambiental Cláudia Calafange, da Sotero, uma das concessionárias da Limpurb, é importante que o cidadão separe os resíduos com suspeita de contaminação por coronavírus e os coloque em dois sacos. O montante deve ser colocado no primeiro saco e, em seguida, borrifado com álcool 70% ou com uma solução de hipoclorito de sódio (água sanitária). 

  

Depois, é preciso colocar o material de descarte em mais um saco e borrifar com as mesmas substâncias. Por fim, os resíduos devem estar bem fechados, evitando que o material seja exposto por ação da chuva ou de animais, e identificados com alguma etiqueta para o alerta dos agentes de limpeza e até mesmo de outras pessoas. 

  

“É uma atitude muito importante, porque ajuda a combater essa proliferação rápida do vírus. À medida que eu tomo cuidado com o descarte adequado do resíduo contaminado, eu ajudo a conter a pandemia e a evitar que outras pessoas sejam infectadas, até mesmo aquelas de convívio próximo. Trata-se de uma preocupação realmente com o outro, não só com a gente. A forma como eu descarto vai ajudar muito no combate a essa transmissão do coronavírus”, afirma Cláudia. 

  

Profissionais – Para preservar a saúde dos profissionais de limpeza que atuam na cidade, as concessionárias  têm distribuído bisnagas de álcool 70%. Também são realizadas orientações, por meio de panfletos e palestras virtuais, a utilizar máscaras, realizar a higienização correta das mãos e manter o distanciamento de pelo menos um metro e meio entre as pessoas. 

  

Limpeza diária – Atualmente, a Limpurb conta com 144 compactadores e 784 agentes, que realizam a coleta dos resíduos domiciliares na cidade. O serviço ocorre diariamente ou em dias alternados, de acordo com a demanda de cada localidade. Além disso, 21 minicompactadores com capacidade de coletar 6 m³, e 24 triciclos com capacidade de 2 m³, atuam na coleta em ruas mais estreitas, morros e vielas. 

  

Nesse momento de pandemia, esses profissionais também têm sido importantes aliados no trabalho de desinfecção das estações de transbordo e das ruas, nos bairros que contam com medidas de combate à doença e, consequentemente, de proteção à vida.

Comentários

Outras Notícias

[Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias]
Economia

Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias

28 de Março de 2024

Negociações para a faixa 1, pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico, ficarão disponíveis até o dia 20 de maio / Foto Joedson Alves

[Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos]
Política

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos

28 de Março de 2024

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos / Foto Zeca Ribeiro

[Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução]
Brasil

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução

28 de Março de 2024

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução / Foto Paulo Pinto

[Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador]
Justiça

Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador

28 de Março de 2024

Mulher alegou que tentou ajuda com policiais, porém sem sucesso | Bnews - Divulgação Reprodução/Leitor Bnews

[BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022]
Bahia

BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022

28 de Março de 2024

Segundo o Instituto, os dados de crianças registradas no estado são os menores em 26 anos / Foto Marcelo Casal

[Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS]
Bahia

Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS

28 de Março de 2024

Na maioria dos casos, as mudanças ocorrem na sexta-feira (29/3) / Foto Divulgação