Denúncia

Lixo hospitalar é indevidamente descartado em rua de Pernambués

21 de Outubro de 2021 - Metro1
[Lixo hospitalar é indevidamente descartado em rua de Pernambués]

Resíduos hospitalares foram indevidamente descartados em um ponto da Rua Conde Pereira Carneiro, no bairro de Pernambués, na manhã desta quinta-feira (21)

Medicamentos do tipo tarja preta, luvas e até lâminas de microscopia foram despejados em um poste próximo às unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Eduardo Saback e AD, vizinhos à Rádio Metropole.

Procurada pelo Metro1, o Caps informou, por meio da gerência, que a unidade não trabalha com o tipo de material, especialmente as lâminas, e que os assistidos não são medicados no local. A unidade citou, contudo, a possibilidade de que os pacientes tenham, por si, descartado os medicamentos - um deles identificado como o ansiolítico Uni-Diazepax. 

A reportagem tentou contato também com o Labcap Laboratórios de Análises Clínicas, localizado na mesma rua, mas ninguém atendeu às ligações.

O lixo hospitalar, seja ele de qualquer natureza, oferece alto teor de contaminação às pessoas e ao meio ambiente. O descarte deve ser feito pelas unidades de saúde de maneira identificada, preferencialmente em aterros, e em recipientes transparentes e lacrados, recomenda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para um descarte seguro, deve-se observar ainda o estado físico do material, se sólido ou líquido, a exemplo de seringas e bolsas de sangue. A responsabilidade do lixo é da instituição de saúde, seja hospital, clínica ou necrotério.

 

Foto: Reprodução

Comentários

Outras Notícias