Economia

Suíca quer saber critérios para definir bairros onde pacientes com covid moram e ataca racismo institucional

10 de Agosto de 2020 - Redação Pernambués agora
[Suíca quer saber critérios para definir bairros onde pacientes com covid moram e ataca racismo institucional]

Suíca aponta que é favorável às medidas de restrição adotadas pelo prefeito em determinados bairros da cidade

Preocupado com o racismo institucional e com os critérios estabelecidos pelos governos estadual e municipal para definir restrições e de como os pacientes são enquadrados nos índices por bairros em Salvador, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) formalizou solicitação de informações às autoridades nesta segunda-feira (10). Suíca aponta que as comunidades de Pernambués e Nordeste de Amaralina, por exemplo, descrevem as dificuldades em obterem informações sobre os critérios utilizados pela prefeitura e pelo governo estadual para definição do bairro onde o paciente infectado reside, em especial os casos identificados por telefone. 

“Vejo com desconfiança tais medidas restritivas serem adotadas com maior frequência em bairros de Salvador onde a maioria dos seus moradores são negros e negras. Sabemos que vivemos sobre a égide do racismo institucional e das formas veladas de discriminação. Por isso, quero saber quais os critérios utilizados para definir qual bairro reside o paciente contaminado pelo coronavírus, para que não paire a desconfiança de que se trata de racismo institucional”, salienta Suíca. 

O vereador petista diz que tem respeito e admiração pela atuação que ambos os gestores estão fazendo, Rui Costa (governador, PT) e ACM Neto (prefeito, DEM), para conter o avanço da covid-19, “mas que é preciso estabelecer e transparecer os critérios. Pernambués estourou de casos no final de julho e início de agosto, mas vejo a preocupação da população com os cuidados”.  Suíca aponta que é favorável às medidas de restrição adotadas pelo prefeito em determinados bairros da cidade. 

“Me causa estranheza e preocupação, no entanto, que bairros como Pernambués e Nordeste de Amaralina vêm sendo apontados como recordistas do número de pessoas infectadas. Mesmo com essas localidades aplicando um rigoroso esforço em conscientizar os moradores sobre os riscos da doença”. Suíca completa que as comunidades realizam campanhas sobre desinfecção, distribuição de máscaras e produtos de limpeza, dentre outras ações preventivas. “Motivos que me levam a acreditar que tem havido uma importante mobilização da população no combate ao avanço da doença”, finaliza o edil.

Comentários

Outras Notícias

[Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico]
Saúde

Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico

09 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Shutterstock

[Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados]
Saúde

Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados

09 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Agência Brasil

[Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste]
Saúde

Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste

09 de Março de 2026

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

[Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia]
Esportes

Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia

09 de Março de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime]
Justiça

Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime

08 de Março de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

[“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula]
Política

“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula

08 de Março de 2026

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil