Irregularidades da cooperativa ‘Conservar’ são denunciadas pelo SindilimpBA no Recôncavo
16 de Novembro de 2023 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
Trabalhadores da cooperativa Conservar trabalham sem EPIs em Nazaré das Farinhas - FOTO Divulgação
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Limpeza Urbana (SindilimpBA) voltou a apontar para irregularidades envolvendo cooperativas de trabalhadores no município de Nazaré das Farinhas, recôncavo baiano. Nesta quinta-feira (16), o sindicato denuncia a ‘Conservar’ após ouvir dos trabalhadores que a cooperativa não cumpre com seus colaboradores em exercício as leis trabalhistas, principalmente no que diz respeito a garantias básicas de direitos como a relação contratualização e distribuição dos equipamentos de proteção individual (EPIs).
“Estivemos no município na última terça-feira [14] e acompanhamos as reivindicações trabalhistas contra a cooperativa Conversar. Na visita do SindilimpBA, foram ouvidos os trabalhadores e constatado que a cooperativa não cumpre seu papel. Não garante nem o básico das leis trabalhistas. O sindicato fará um acompanhamento sistemático sobre tais condições de trabalho até que a empresa regularize a situação, garantindo as pautas legais do trabalhador. É um absurdo que questões mínimas não sejam cumpridas, colocando em risco os direitos e a vida dos trabalhadores”, declara a coordenadora-geral SindilimpBA, Ana Angélica Rabello.

Procurado, o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT), representante da categoria na Bahia, comentou sobre a situação e voltou a questionar contratações via cooperativas. “Junto com o SindilimpBA vamos acompanhar mais este caso dada a extensão de colaboradores que tem na cidade. A direção nunca deixou de acompanhar a luta da categoria. Vamos rever as irregularidades e insistir que EPI é questão de seguridade de vida do colaborador e de uma empresa que atenda a critérios de prestação de serviço público. Isso é o mínimo, sem EPI o descaso é evidente!”, analisa Suíca.
..jpg)
Comentários
Outras Notícias
Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico
09 de Março de 2026Foto: Reprodução / Shutterstock
Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados
09 de Março de 2026Foto: Reprodução / Agência Brasil
Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste
09 de Março de 2026Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia
09 de Março de 2026Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias
Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime
08 de Março de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula
08 de Março de 2026Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023