Oficina da Gente leva cultura africana às escolas de Pernambués
20 de Novembro de 2019 - Redação Pernambués agora
A “Oficina da gente” em três escolas de Pernambués (Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, Escola Municipal Epaminodas e Colégio Estadual Kleber Pacheco)
Com o objetivo de valorizar, expandir a cultura africana, um grupo de quatro pessoas, realizaram a “Oficina da gente” em três escolas de Pernambués (Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, Escola Municipal Epaminodas e Colégio Estadual Kleber Pacheco), dando início na manhã desta quarta-feira (20). Os voluntários levaram trança, turbantes e maquiagens- uma das principais marcas da cultura africana.
“O intuito é despertar a conscientização da cultura afrodescendente e resgatar valores humanos. Valorizar a terra de um povo que muito contribuiu para o enriquecimento da nossa nação, com sua beleza e alegria, com presença forte no olhar, nos gestos e no bailar dos afrodescendentes”, afirmou Lucineide Pádua, uma das organizadoras.
A ação teve apoio do vereador Luíz Carlos Suíca (PT), SINDLIMP e GAP (Grupo Alerta Pernambués).
Consciência Negra
Também chamado de Dia nacional de Zumbi e da Consciência Negra ou ainda Dia de Zumbi dos Palmares, a data comemorativa do Dia da Consciência Negra foi instituída em 1995 para ser um dia de reflexão sobre as questões que envolvem a introdução dos negros na sociedade brasileira. O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro e toda a semana em que este dia está incluído é dedicada ao tema aqui no Brasil (a Semana da Consciência Negra).
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, pois foi neste que Zumbi dos Palmares morreu, em 1695, com 40 anos de idade. Zumbi foi assassinado por soldados da Coroa Portuguesa, teve a cabeça cortada e conservada para ser exposta em praça pública na cidade de Recife; o propósito era desacreditar as pessoas que diziam que Zumbi era imortal. Zumbi do Palmares foi o último líder do maior dos quilombos do Brasil (núcleos de resistência à escravidão, para onde iam os escravos que conseguiam fugir), o Quilombo dos Palmares. Na região, que à época pertencia à capitania de Pernambuco, hoje fica a cidade União dos Palmares, em Alagoas.
Comentários
Outras Notícias
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV
15 de Dezembro de 2025Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias
Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE
15 de Dezembro de 2025Foto: Agência Brasil/Arquivo
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023