Escola com partido: Bolsonaristas aparelham gestão de escolas públicas, denunciam professores
16 de Julho de 2020 - Redação Pernambués agora![Escola com partido: Bolsonaristas aparelham gestão de escolas públicas, denunciam professores [Escola com partido: Bolsonaristas aparelham gestão de escolas públicas, denunciam professores]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/229198/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Professores de escolas públicas do Rio Grande do Sul e Paraná têm observado um aumento do número de educadores bolsonaristas que ocupam cargos de direção nos colégios.
Segundo relatos, apoiadores do presidente investem em campanhas caras e, ao ganharem as eleições diretivas das escolas, passam a impor a agenda bolsonarista e a ameaçar professores da oposição.
Em São Leopoldo, município da região metropolitana de Porto Alegre, a professora Daniela Araújo contou à Fórum que alguns professores bolsonaristas da escola municipal que lecionava contrataram carros de som, faixas e camisetas com dizeres de apoio ao projeto “Escola sem Partido” para concorrer nas eleições diretivas de 2019.
O investimento alto chamou a atenção de Daniela, assim como o aumento de profissionais da educação a aderirem ao discurso bolsonarista contra “ideologia de gênero” e “kit gay”.
“Eu me espantava, porque nós não temos um salário tão alto. Era uma estrutura de eleição de candidato a vereador. As pessoas que olhavam deviam pensar ‘nossa, não precisam de dinheiro, estão ganhando muito bem’. Essa chapa que venceu pagou até estudante para fazer campanha, fizeram festas. Isso não foi só na minha escola, foi em todo o município”, conta.
De acordo com a professora, o aumento de professores bolsonaristas pode ser percebido a partir de 2018, quando Jair Bolsonaro ainda era candidato. “Incrivelmente, mais de 80% das escolas de São Leopoldo apresentavam uma chapa com um ou mais bolsonaristas. Eram pessoas ligadas politicamente a campanha de Bolsonaro ou que apoiavam o Escola sem Partido, assim como a desvalorização da metodologia de Paulo Freire”, conta a professora.
A chapa bolsonarista ganhou as eleições na escola onde Daniela lecionava, sendo este um dos motivos que a levou a buscar outro local de trabalho, apesar dos mais de 15 anos de atuação no antigo colégio. Ela, que fazia parte do conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de seu município, conta que chegou a sofrer ameaças dos novos membros da direção do colégio, inclusive de demissão.
“‘Nem na rua a senhora vai poder trabalhar'”, ouviu a professora de um dos bolsonaristas. “Fiz todos os trâmites e registrei em ata a ameaça”, revela. Os ataques, no entanto, continuaram. “Ele simplesmente ficava fora do portão da escola me detonando para alunos e para pais de estudantes, dizendo que eu era louca e fofoqueira”, afirma.
Em escolas de Cascavel, zona oeste do Paraná, os relatos são semelhantes. O professor Daniel Matoso, presidente da unidade do APP Sindicato no município, afirma que há um lobby com vereadores da cidade para que professores bolsonaristas ocupem espaços de poder, como conselhos diretivos e escolares, para aparelhar a educação com a pauta do governo.
“Temos um aparelhamento dos quadros bolsonaristas ligados a essa ideologia nefasta, do ultra neoliberalismo, com características neofascistas, e que tentam impor a sua ideologia da morte, do rigor da Bíblia, da imposição da ideologia neopentecostal e assim por diante”, conta.
“Nós temos uma Câmara de Vereadores predominantemente de pastores evangélicos. Fazemos aquele debate necessário para tentar emplacar alguém dos nossos, apesar do lobby feito pelos vereadores”, continua.
Além das escolas, Daniel afirma que o conselho estadual de educação do Paraná também está com um número maior de bolsonaristas, algo que vem desde a gestão de Beto Richa (PSDB) e, posteriormente, com Ratinho Jr (PSD). De acordo com ele, apenas uma professora ligada ao APP Sindicato atua no conselho escolar do estado.
Comentários
Outras Notícias
![Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes [Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237712/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes
17 de Abril de 2025Foto: Walterson Rosa/MS
![Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa [Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237711/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa
17 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques [Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237710/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / Acorda Cidade
![Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde [Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237709/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / CONASS
![Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão [Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237708/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão
14 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações [Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237707/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações
14 de Abril de 2025Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023