Educação

Após recorde de abstenção, educadores alertam para riscos de não fazer o Enem 2021

18 de Agosto de 2021 - Correio24h
[Após recorde de abstenção, educadores alertam para riscos de não fazer o Enem 2021]

Fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é sempre uma experiência importante para os candidatos

Ao menos, é assim que pensa Dielson Hohenfeld, diretor do Departamento de Ensino Superior e professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), que defende que os estudantes não devem perder a oportunidade de fazer a prova, mesmo que seja para treinar. "Não se perde nada fazendo o Enem. Pelo contrário, se ganha, pelo menos, em experiência", diz.

Com a pandemia que ainda não terminou, educadores e outros profissionais que lidam com a preparação para as provas, se preocupam que os índices de abstenção no exame deste ano sejam tão altos quanto na edição passada. 
O Enem de 2020 foi marcado por grande desistência entre os baianos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, 51% e 53,7% dos inscritos em 2020, respectivamente, não compareceram no primeiro e no segundo dia. Por aqui, no primeiro dia, dos 444.744 candidatos inscritos, só 217.915 fizeram prova. Já no segundo, apenas 205.918 tentaram a sonhada vaga no ensino superior.

A marca negativa, dizem os profissionais de educação, teve relação direta com a pandemia e a adoção do ensino remoto, o que desestimulou muitos estudantes. Desistir da prova foi uma decisão que, para quem trabalha no processo preparatório para o Enem, trouxe dois danos diretos: além de não tentarem a aprovação, os estudantes deixaram de se preparar para as edições posteriores.

"É importante que o estudante vivencie este momento do Enem que, em geral, causa nervosismo. Indo ao exame, ele ganha experiência e pode otimizar a preparação porque aquele momento deixa de ser novo e a carga emocional afeta menos o seu desempenho", afirma Dielson Hohenfeld.

Elizeu Pereira, 18, se absteve no primeiro e segundo dias em 2020. O estudante da rede estadual se desestimulou ao ver as aulas passarem para o regime remoto e, depois, paralisarem por um longo período, o que o fez não se sentir pronto para a aprovação. "Por causa da pandemia, tive problemas. Não consegui ir porque não estava preparado. Quando a aula era presencial, eu me sentia preparado. Depois que isso mudou, não consegui me concentrar nos estudos e me desanimei de ir ", conta.

Em 2020, o segundo dia de exames registrou 238.826 ausências, 53,7% dos inscritos, quase o dobro do ano anterior. A primeira prova de 2020 não foi feita por 226.829 candidatos ou 51% dos inscritos; enquanto em 2019, no primeiro dia, faltaram 92.695, ou 23,4% dos estudantes.

Dielson Hohenfeld, do IFBA, também diz que a abstenção elevada já era esperada por conta da dificuldade que muitos estudantes tiveram para se preparar. "Em discussões que tínhamos, havia até o pedido para que não houvesse o Enem. As desigualdades se intensificaram na pandemia e limitaram o acesso à educação, o que impactou diretamente no comparecimento dos estudantes na prova. Sem contar isso, tinha ainda a situação sanitária que não inspirava confiança e impactou na abstenção", afirma.
 

Foto: Correio 24h

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