Educação

Selecionados no Programa Universidade Para Todos já podem se matricular

05 de Junho de 2023 - Redação Pernambués agora
[Selecionados no Programa Universidade Para Todos já podem se matricular]

Para fazer a matrícula, o candidato deverá apresentar cópia, acompanhada de original, de documentos como a carteira de identidade e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como comprovante de residência.

FOTO: Divulgação 

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) inicia, nesta segunda-feira e segue até sexta-feira (9), a matrícula para os selecionados no Universidade Para Todos (UPT). O programa é ofertado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESF, UESB e UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e visa o fortalecimento da aprendizagem e a preparação dos estudantes do último ano e, também, os egressos do Ensino Médio, focado nos processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A lista dos selecionados pode ser conferida no Portal do Governo da Bahia
(https://www.bahia.ba.gov.br/universidade-para-todos-2023/).

A matrícula deve ser feita presencialmente no local e turno que o estudante optou para cursar. Para fazer a matrícula, o candidato deverá apresentar cópia, acompanhada de original, de documentos como a carteira de identidade e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como comprovante de residência.

Enem
A coordenadora do Universidade Para Todos, Patrícia Machado, informou que durante toda a semana também será feita uma mobilização, junto aos estudantes, para que possam fazer a inscrição para o ENEM. “Além de orientar sobre o UPT, esclarecendo os pontos que serão apresentados até o mês de dezembro, nessa pegada pedagógica de preparação para o ENEM e o vestibular, vamos aproveitar a oportunidade para explicar como funciona o processo de inscrição para o exame, cujo período será realizado, praticamente, no mesmo intervalo, entre os dias 5 e 16 de junho”, afirmou.

O Programa Universidade para Todos está oferecendo, neste ano, 18.966 vagas nos 27 Territórios de identidade, totalizando 310 polos de funcionamento em 195 municípios, em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) e a UFRB. Isso representa 3.966 oportunidades a mais do que em 2022, quando foram disponibilizadas 15 mil vagas. Em Salvador, serão 34 polos com a oferta de 2.375 vagas.

Comentários

Outras Notícias

[Hospital Municipal do Homem realiza mais de 5 mil cirurgias no primeiro ano de funcionamento]
Saúde

Hospital Municipal do Homem realiza mais de 5 mil cirurgias no primeiro ano de funcionamento

04 de Junho de 2025

Foto: Divulgação / Prefeitura de Salvador

[Três marcas de café são retiradas do mercado por riscos à saúde, diz Ministério da Agricultura]
Economia

Três marcas de café são retiradas do mercado por riscos à saúde, diz Ministério da Agricultura

04 de Junho de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Casos de dengue e Chikungunya despencam mais de 90% na Bahia em 2025]
Saúde

Casos de dengue e Chikungunya despencam mais de 90% na Bahia em 2025

04 de Junho de 2025

Foto: Saúde / GovBA

[Cirurgias para correção de lábio leporino aumentam mais de 40% em Salvador nos últimos três anos]
Saúde

Cirurgias para correção de lábio leporino aumentam mais de 40% em Salvador nos últimos três anos

04 de Junho de 2025

Foto: Reprodução/Portal Hospitais Brasil

[Estoque de sangue do Hospital Roberto Santos chega a nível crítico]
Saúde

Estoque de sangue do Hospital Roberto Santos chega a nível crítico

03 de Junho de 2025

Foto: Divulgação

[Sesab convoca mais de 600 profissionais para reforçar rede estadual de saúde]
Saúde

Sesab convoca mais de 600 profissionais para reforçar rede estadual de saúde

03 de Junho de 2025

Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA