Esportes

Salvador ganhará pista de atletismo; projeto deve ser aprovado em breve

17 de Setembro de 2021 - Bahia Notícias
[Salvador ganhará pista de atletismo; projeto deve ser aprovado em breve]

Para o projeto ser aprovado, só falta o aval da Ufba, que informou que “um convênio já foi elaborado e será brevemente assinado, passando então à etapa de execução da obra”

Salvador pode ganhar uma pista de atletismo em breve. Conforme informou a Superintendência de Desportos do Estado (Sudesb) ao Bahia Notícias, o Centro de Educação Física e Esporte (Cefe) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) terá sua pista reformada para atender aos padrões de competição - algo que, atualmente, nenhum espaço destinado ao esporte na cidade possui.

O convênio partiu de uma parceria entre a Federação Bahiana de Atletismo (FBA), a Sudesb e a instituição de ensino. Segundo o presidente da entidade que representa a modalidade, Og Robson, a Universidade de Brasília (UnB) doou 22 mil placas de borracha para a Bahia, que serão instaladas em volta do gramado do Cefe. 

A FBA só teve de usar recursos próprios para fazer o transporte do equipamento, que, ao todo, pesa 70 mil quilos. “Tivemos que pagar para retirar, para não danificar as placas. Estamos aguardando, só. O projeto já foi feito, a Sudesb já fez a parte dela e agora está na mão da Ufba”, revelou, em entrevista ao BN.

Além do piso, a ideia é também ampliar a pista para sete raias - hoje, ela tem seis - para desenvolver novos projetos. “A contrapartida que vamos ter é uma escolinha de iniciação esportiva, para a qual vamos buscar apoio com o governo do estado, para as competições serem realizadas lá. Cursos de educação física, fisioterapia, e outros serão contemplados para usar o espaço, também. A pista vai ser um grande laboratório. Parece que vai ter uma sala de musculação, mas ainda não está garantido”, afirma Og.  

Sem as condições ideais, as competições da FBA e os treinos dos atletas baianos são realizados, atualmente, na pista do Colégio Militar de Salvador, localizado na Pituba. O piso é de barro e pedra, assim como a maioria na cidade, e tem gerado dificuldades para os competidores. 

No último domingo, por exemplo, durante o Campeonato Baiano, o velocista Thiago Henrique tropeçou na largada dos 100 metros rasos porque o bloco de partida não estava bem fixado ao chão (lembre aqui). Ele teve de fazer uma corrida de recuperação para conquistar o tetracampeonato estadual.

Entre as pistas já disponíveis na Bahia, a que ficava no Sesi Simões Filho foi se degradando e, com quatro anos de uso, teve bolhas e infiltrações. “Toda a parte emborrachada foi perdida, e hoje a pista está um cimento”, disse Og. A da Fonte Nova deixou de existir após a demolição do estádio e a reconstrução para a Copa do Mundo. A de Pituaçu, por sua vez, é de concreto, e, segundo a Sudesb, “não segue o padrão oficial para sediar competições”.
 

Foto: Gabriela Vita / Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares]
Educação

Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares

18 de Outubro de 2025

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Lula: educação e política são pilares para país ter um futuro melhor]
Política

Lula: educação e política são pilares para país ter um futuro melhor

18 de Outubro de 2025

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal]
Política

STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal

18 de Outubro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

[Jogadoras do Bahia são convocadas para defender o Uruguai na Liga das Nações Feminina]
Esportes

Jogadoras do Bahia são convocadas para defender o Uruguai na Liga das Nações Feminina

17 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação / EC Bahia

[Bahia divulga finalistas da camisa do Sócio Esquadrão 2026; votação já está aberta]
Esportes

Bahia divulga finalistas da camisa do Sócio Esquadrão 2026; votação já está aberta

17 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação / EC Bahia

[Fiocruz e UFMG firmam cooperação para fortalecer o Centro Nacional de Vacinas]
Saúde

Fiocruz e UFMG firmam cooperação para fortalecer o Centro Nacional de Vacinas

17 de Outubro de 2025

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil