Esportes

Estátua de Pelé voltará à Fonte Nova domingo, dia de Bahia x Santos

14 de Agosto de 2013 - Piatã

Pelé foi convidado, mas não garantiu presença

Foto: Ricardo Rabello/ Divulgação/FGM

A mais antiga escultura em homenagem ao jogador Edson Arantes do Nascimento, ou Pelé, será reinaugurada no próximo domingo (18), às 17h, na entrada da Arena Fonte Nova, situada na Ladeira da Fonte das Pedras. A obra da artista plástica Lucy Viana instalada em março de 1971 foi restaurada pela Fundação Gregório de Matos (FGM), órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes).

Mesmo sem confirmar a presença do eterno rei do futebol, o domingo promete na reinauguração da estátua de bronze com a imagem de Pelé segurando a Taça Jules Rimet. A ação acontece no mesmo dia do confronto entre Bahia e Santos, às 18h30, pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto não retorna ao lugar de origem, a estátua está protegida na sede da FGM, que é responsável pela programação cultural da Prefeitura do Salvador. “Até agora não temos uma resposta, mas tentamos sim trazer o Pelé, pois é um momento especial”, conta o teatrólogo e presidente da Fundação, Fernando Guerreiro.

Enquanto a versão baiana passou por uma recuperação que custou em torno de R$20 mil, outras três estátuas de Pelé no resto do Brasil passam por maus momentos. No Rio de Janeiro, uma escultura feita pelo artista Victor Henrique Woitschach, o Ique, para ser colocada na entrada do “Estádio Maracanã”, já teve inauguração adiada por três vezes. Em Três Corações, cidade mineira onde o atleta nasceu, a escultura foi amordaçada durante a onda de protestos ocorrida no Brasil, em junho.

O pior incidente com uma das estátuas em homenagem a Pelé aconteceu em Santos, no litoral paulista, cidade que virou símbolo internacional da carreira do jogador de futebol. Em outubro do ano passado, um caminhão atropelou e derrubou a estátua feita em fibra de carbono e alumínio que ficava na porta da padaria temática, na esquina das avenidas Almirante Cochrane e Epitácio Pessoa. Caiu no chão, perdeu uma das mãos, metade de um braço e parte das costas. Após rápida restauração, a estátua foi recolocada na praça.

Comentários

Outras Notícias

[Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador]
Fofoca

Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador

22 de Dezembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos]
Saúde

Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos

22 de Dezembro de 2025

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto]
Saúde

Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto

22 de Dezembro de 2025

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

[Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil]
Esportes

Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil

22 de Dezembro de 2025

Foto: reprodução/internet

[UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento]
Saúde

UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento

17 de Dezembro de 2025

Fotos: Ascom / SMS

[Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026]
Esportes

Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026

17 de Dezembro de 2025

Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade