Criança com paralisia cerebral vai dar o primeiro chute no Ba-Vi da Fonte Nova
04 de Abril de 2013 - Piatã

Arthur Nascimento tem 13 anos e paralisia cerebral. Até 2010 ele vivia preso a uma cadeira de rodas, em Belém, no Pará.
Foi então que sua família tomou conhecimento de um tratamento revolucionário: um traje usado por cosmonautas russos para o ganho de força muscular e que é utilizado em Salvador, com exclusividade na América Latina, pelo NACPC-Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral.
Ao ser colocada, a vestimenta tende a erguer a postura do debilitado, estimulando músculos e a corrente sanguínea. Cada sessão do tratamento dura 5 semanas. Artur está na terceira etapa, e já consegue andar, apoiado em muletas.
Mais do que isso. No domingo (7/4), ele estará no centro de campo, na Arena Fonte Nova, para dar o pontapé inicial da partida entre Bahia e Vitória.
A roupa que está ajudando na recuperação de Arthur, um colete, short, joelheira e sapato, é conhecida como Traje Adeli. Segundo a médica Daniela Caribé, do NACPC, o dispositivo é revolucionário na área da reabilitação motora e internacionalmente reconhecido em 56 países, dentre eles, Alemanha, França, Itália, Polônia e Estados Unidos.
Fundado no ano de 2001, o NACPC é a única organização na Bahia que atente, exclusivamente, crianças com paralisia cerebral, através de um programa sistematizado entre as áreas de saúde e educação, chancelado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância-Unicef e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco. Todo o tratamento é gratuito.
O convite para que Artur estivesse na inauguração da Arena Fonte Nova foi feito ainda em 2012 pelo secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, Ney Campello, durante o Seminário Internacional de Tecnologia para Megaeventos. Fnte: Tribuna

Comentários
Outras Notícias
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023