Esportes

Record acusa Globo de piratear imagens do Pan

17 de Outubro de 2011 - Piatã

Imagens da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara exibidas pelo “Jornal Nacional” no sábado e do nadador Cesar Cielo vistas no “Fantástico” no domingo configuram pirataria, ou uso “ilegal”, na visão da Record, detentora exclusiva dos direitos de transmissão do evento para o Brasil.

A Record fez um reparo à nota publicada sobre o noticiário de 20 segundos apresentado pela Globo na noite de sábado: “As imagens exibidas pela Globo não foram cedidas pela Record, única detentora dos direitos no Brasil. A medida foi ilegal”.

Questionada se a emissora carioca não teria direito de exibir imagens por poucos minutos, a Record acrescentou: “A Globo não pediu contrato de cessão de imagens do evento. O ato foi ilegal”.

Procurada, a Globo respondeu que está averiguando se houve algum erro na utilização das imagens: “A TV Globo usou alguns segundos de imagens da APTN (Associated Press Television News), de quem é cliente. No script das imagens, não havia embargo para o território brasileiro. De qualquer forma, estamos verificando com a agência se houve algum lapso da parte deles. “

Ainda segundo a Globo, o procedimento seria padrão: “No jogo da seleção brasileira contra o México, a TV Record, que não tinha os direitos da partida, usou algumas imagens da CNN, num procedimento similar”, informou.

Segundo o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a questão envolve a Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), responsável pelos Jogos, e a ISB (Insternational Sports Broadcasting), a empresa espanhola responsável pela geração de todas as imagens do evento.

A Globo está credenciada no Pan como ENR, que designa as emissoras que não tem direitos de transmissão. Quem tem esta credencial pode circular pelo centro de imprensa, mas não pode filmar ou registrar o áudio de nada – nem eventos, nem entrevistas. Excepcionalmente no Pan, os credenciados com ENR têm acesso à área internacional da Vila Pan-Americana.

Ao mesmo tempo, os ENR recebem um resumo diário de dois ou três minutos, providenciado pela ISB, com imagens que podem ser utilizadas.

Para usar estas imagens, a Globo deveria ter assinado um “Instrumento de Disponibilização de Imagens”, oferecido pela Record a todas as emissoras brasileiras. SBT, Cultura, RedeTV!, Band, BandSports, BandNews e TV Brasil assinaram o documento.

Segundo a Record, a Globo jamais respondeu à oferta para que assinasse este termo. Por este motivo, a emissora paulista desconhece a origem das imagens exibidas pela concorrente.

* Retirado do Bol

Comentários

Outras Notícias

[Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador]
Fofoca

Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador

22 de Dezembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos]
Saúde

Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos

22 de Dezembro de 2025

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto]
Saúde

Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto

22 de Dezembro de 2025

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

[Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil]
Esportes

Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil

22 de Dezembro de 2025

Foto: reprodução/internet

[UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento]
Saúde

UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento

17 de Dezembro de 2025

Fotos: Ascom / SMS

[Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026]
Esportes

Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026

17 de Dezembro de 2025

Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade