Esportes

Caos no Vitória: marketing de primeira, time de segunda, diretoria de terceira

20 de Maio de 2015 - Piatã

Raimundo Viana presidente do Vitória

Enquanto a Diretoria do Vitória e os jogadores se atrapalham, onde não conseguem fazer a bola entrar para alegrar os torcedores, o Departamento de Marketing do clube vem se virando para atrair sócios, mas não vem obtendo sucesso devido aos fracassos dentro de campo.

Após as mudanças na equipe do Marketing, o setor se modernizou, se aproximando mais do torcedor. Várias ações aconteceram de janeiro até hoje, mas o número de sócios não é o suficiente, reflexo das atuações nas quatro linhas.

O Diretor de Marketing é Ricardo David, Engenheiro e que tem como inspiração o plano de sócios do Benfica, clube que tem o maior número de associados no mundo. "Queremos um modelo que esteja dentro da interface diária do cidadão. Não estamos inventando nada. É esse o modelo utilizado pelo Benfica, que nós estudamos profundamente e estamos usando de inspiração", disse Ricardo em entrevista recente ao Máquina do Esporte.

O Gerente de Marketing é Anderson Nunes, que vem conseguindo um bom relacionamento com os parceiros e licenciados. Marcelo Behrens é o Coordenador do Sou Mais Vitória, que tem aproximadamente 5 mil sócios, mas vem caindo o número devido aos fracassos, porém a área tem feito ações no intuito de valorizar os associados. O setor ainda tem o jornalista Thiego Souza, que fazia parte da Assessoria de Imprensa, mas agora é responsável pelas Mídias Sociais do clube.

Em 2015 o Marketing marcou vários golaços, entre eles valorizar sócios que moram fora de Salvador (sócios de Aracaju e Juazeiro foram contemplados nos jogos da equipe nas cidades), além disso, várias ações foram realizadas como o "Camarote Rubro-Negro", onde trinta sócios assistiram a um jogo ao lado de cinco atletas; o setor, em parceria com uma emissora de TV colocou três sócios para assistirem um jogo em uma cadeira especial, ao lado do banco de reservas, além da ação dos pênaltis do intervalo que acontece todos os jogos.

Para coroar a ótima atuação do setor de Marketing, a campanha "Doação de Escudos" foi sucesso nacional e internacional. Durante as substituições, os jogadores que saiam tiravam o escudo e passavam para o atleta que estava entrando, fazendo uma alusão a doação de órgãos.

Infelizmente no Barradão nem tudo são flores, pois a cada ação que é realizada pelo Marketing, os torcedores criticam nas redes sociais, reflexo da péssima atuação da equipe em campo. Porém existe um fio de esperança no clube, pois se um setor que estava esquecido ressurgiu e foi repensado, o futebol como todo também pode passar pelo mesmo processo de mudança e evolução de pensamento.

Por Roque Santos

Comentários

Outras Notícias

[Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador]
Fofoca

Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador

22 de Dezembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos]
Saúde

Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos

22 de Dezembro de 2025

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto]
Saúde

Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto

22 de Dezembro de 2025

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

[Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil]
Esportes

Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil

22 de Dezembro de 2025

Foto: reprodução/internet

[UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento]
Saúde

UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento

17 de Dezembro de 2025

Fotos: Ascom / SMS

[Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026]
Esportes

Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026

17 de Dezembro de 2025

Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade