Mulheres denunciam desmonte da rede de saúde em audiência do Outubro Rosa
10 de Outubro de 2015 - Giovanna ReynerOs relatos do desmonte da rede de saúde em Lauro de Freitas, foram ouvidos com indignação pelos participantes da Audiência Pública.
Os relatos do desmonte da rede de saúde em Lauro de Freitas, que dificulta ainda mais o acesso de mulheres à detecção precoce do câncer de mama, foram ouvidos com indignação pelos participantes da Audiência Pública em comemoração ao Outubro Rosa, realizado nessa sexta-feira (9), no plenário da Câmara Municipal. “As informações são de que o mamógrafo e o aparelho de ultrassonografia foram desativados, a Clínica Bem Querer está fechada. São equipamentos caros, que atendiam as mulheres de Lauro de Freitas e de municípios vizinhos”, destacou a vereadora Naide Brito.
Palestrante da Audiência, a deputada federal e ex-prefeita do município Moema Gramacho, que venceu um câncer de mama, detectado em plena campanha eleitoral em 2008, disse que a legislação já avançou com exigência da cirurgia em 60 dias e da reconstrução imediata da mama, mas o exame de mamografia ainda é o primeiro passo na caminhada pela cura. O mamógrafo de Lauro de Freitas foi adquirido e instalado no início da segunda gestão da ex-prefeita.
Aliada a campanhas anuais de rastreamento do câncer, a rede de atendimento instalada no município se tornou referência no país, com mais de 18 mil mamografias realizadas de 2008 a 2012, segundo dados do Ministério da Saúde que também registra a queda no atendimento nos últimos dois anos. Moema usou o próprio exemplo para mostrar a importância da detecção precoce para a cura da doença. “Para vencer a doença, tive muitos anjos (dois deles os médicos Rogério Medrado e Virgínia Freitas, presentes à Audiência) e sobretudo o apoio da minha família. Quanto mais apoio, melhor para a autoestima da mulher e mais rápida a cura”.
A Audiência convocada pela vereadora Naide Brito foi aberta com palestra técnica da médica oncologista Lorena Fonseca, da Secretaria Estadual de Saúde, que fez um alerta: de cada 100 novos casos de câncer de mama detectados no país, um é em homem. Enfatizou que quando a doença é detectada no início a chance de cura é de 90%. “As cirurgias são cada dia menos mutiladoras. Mas é preciso que as mulheres busquem os serviços, que retornem para pegar os resultados. Com todos esses recursos disponibilizados hoje, não cabe mais as situações como a que ainda vemos no Aristides Maltez”, disse enquanto projetava em um telão imagens chocantes de câncer de mama em estado avançado.
A oncologista do CEHON, Virgínia Freitas, que atendeu a ex-prefeita, disse que é preciso implantar a “busca ativa”. “O Outubro Rosa é importante para sensibilizar as mulheres e autoridades, mas é preciso ir atrás dessas mulheres que por medo do diagnóstico não procuram os serviços de saúde”.
Esse também foi o questionamento levantado pela presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres, Sule Nascimento. Ela traçou o grave quadro de carências na rede municipal de saúde. “Prevenção deve ser o ano todo, com acesso a todos os exames necessários para detecção, e depois acesso ao tratamento e ao acompanhamento. Mas o que temos é que muitas mulheres que fizeram a momografia sequer tiveram acesso ao resultado”. Sule também denunciou o desmonte da rede de saúde no município. “Não cabe mais ver mulheres com esse problema ter que entrar numa fila imensa, de madrugada, pra conseguir uma ficha de atendimento”.
O plenário aplaudiu e reforçou as denúncias, apontando o fechamento de postos de saúde e suspensão de especialidades médicas que até 2012 eram oferecidas na rede municipal, e redução na quantidade de pessoas atendidas em todas as áreas. Esses dados também pontuaram nos pronunciamentos do vereador Lula Maciel e da ex-secretária da SPM do município Terezinha Barros. A jornalista Rebeca Gonçalves representou a secretária atual e destacou a importância das políticas de saúde voltadas para a juventude.
Comentários
Outras Notícias
Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral
31 de Outubro de 2025Foto: Wander Roberto/COB
Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo
31 de Outubro de 2025Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
Suíca desmente boato de greve na limpeza urbana de Salvador
31 de Outubro de 2025Foto: Reprodução/Internet
INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida
29 de Outubro de 2025Foto: Agência GOV
Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022
29 de Outubro de 2025Foto: Ilustrativa / FreePik
Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia
29 de Outubro de 2025Foto: Ilustrativa / FreePik
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023