Fofoca

Mulher morre após picada de aranha em Simões Filho

12 de Março de 2016 - Miqueias Santos

"O Roberto Santos [hospital] negligenciou socorro, não deu o soro, ela fez a ficha por muito esforço", conta a irmã da comerciante.

Aranha que teria picado a comerciante. Foto: Reprodução/TV Bahia

Aranha que teria picado a comerciante. Foto: Reprodução/TV Bahia

A comerciante Edneusa Bispo dos Santos, de 44 anos, morreu nesta sexta-feira (11), um mês após ser picada no seio por uma aranha na Bahia. A mulher estava internada no Hospital de Simões filho, cidade da região metropolitana de Salvador, desde o dia 17 de fevereiro. O enterro foi realizado também nesta sexta-feira, no cemitério do mesmo município onde está localizada a unidade de saúde. A família da comerciante diz que desde que ela foi picada, no dia 10 de fevereiro, a busca por atendimento virou uma peregrinação. Primeiro, ela tentou atendimento em um posto de Arembepe, no Litoral Norte da Bahia, no dia seguinte à picada. No mesmo dia, Edileuza esteve em uma clínica particular, na Liberdade, em Salvador, onde fez uma ultrassom e foi medicada.
Foto: Reprodução/TV Bahia

Foto: Reprodução/TV Bahia

No dia 12 de fevereiro, ela foi levada para o Hospital Roberto Santos, também na capital baiana, onde está localizado o Centro Anti Veneno (Ciav), local especializado em ataques de animais peçonhentos. Sem atendimento na unidade, Edileuza foi até PAM de Roma, ainda em Salvador, onde passou por uma raspagem no seio, para retirada do tecido necrosado. Só no dia 17 de fevereiro, a família conseguiu uma vaga no hospital de Simões Filho e no dia 7 de março ela entrou em coma. "O Roberto Santos [hospital] negligenciou socorro, não deu o soro para ela, fez a ficha por muito esforço, ela [Edneusa] passou pela triagem e o médico não atendeu, disse que não atenderia, que não tinha vaga", relatou a irmã de Edneusa, Marlene Bispo. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou, por meio de nota, que lamenta a morte de Edneusa e que está apurando o motivo pelo qual ela não foi internada no Hospital Roberto Santos. Citou ainda que Edneusa foi levada à unidade de saúde cinco dias depois da picada. Ao contrário do que disse a irmã, que alega ter tentado o internamento 24 horas depois da picada. Já Secretaria de Saúde de Camaçari, responsável pelo posto de Arembepe, disse que em nenhum momento a família de Edneuza denunciou a falta de atendimento e que vai abrir sindicância para apurar o caso. O diretor do Ciav, Daniel Rebouças, também falou sobre a situação. "Nesse caso específico, nós não temos nenhum registro dessa paciente", disse.

Comentários

Outras Notícias

[Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento]
Saúde

Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento

26 de Junho de 2025

Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Vila Velha

[Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS]
Saúde

Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS

26 de Junho de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Testagens de ISTs no São João da Bahia detectam 188 casos positivos]
Saúde

Testagens de ISTs no São João da Bahia detectam 188 casos positivos

26 de Junho de 2025

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[Lincoln Senna celebra nova etapa no Parangolé:
Fofoca

Lincoln Senna celebra nova etapa no Parangolé: "O céu pode nem ser o limite"

26 de Junho de 2025

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil em quatro estados]
Justiça

PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil em quatro estados

25 de Junho de 2025

Foto: Polícia Federal/ Divulgação

[Fitch mantém nota da dívida brasileira e não prevê mudanças]
Economia

Fitch mantém nota da dívida brasileira e não prevê mudanças

25 de Junho de 2025

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil