Homem entra armado em agência do INSS na BA
28 de Março de 2016 - Andréa de Lima NunesCaso ocorreu na agência do bairro de Brotas, em Salvador.
A entrada de um homem armado em um consultório de perícia médica da Agência de Previdência do bairro de Brotas, maior unidade de Salvador, provocou reações da Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) e Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), que promoveram uma coletiva à imprensa na tarde desta segunda-feira (28).
As entidades denunciam a demissão de profissionais de vigilância e a retirada de itens de segurança das unidades da capital sob a justificativa de contenção de gastos.
Conforme Edriene Teixeira, diretora da ANMP, a identificação de homem armado na agência de Brotas ocorreu na manhã de quarta-feira (23). O segurado, que estava afastado do trabalho após ferida em uma das pernas, reclamava da alta médica emitida pela unidade.
"Numa perícia anterior foi verificado que ele não estava mais incapaz e, cessado o benefício para retorno ao trabalho, ele vinha para uma perícia que chamamos de reconsideração, que é quando o indivíduo que teve o benefício cessado tem a oportunidade de fazer uma nova avaliação parcial para verificar se houve alguma modificação daquela situação anterior que cessou o benefício", conta.
Teixeira afirma que o homem chegou a unidade nervoso e fez ameaças à perita que promovia o atendimento. "Ele adentrou no consultório já muito ríspido, muito nervoso, reclamando da alta, dizendo que teve perdas financeiras por causa do INSS, que isso não ficaria assim", detalha. Após ouvir as reclamações, a médica examinou o segurado e identificou a arma.
"Ela [a perita] foi examiná-lo. Ao examinar, ela percebeu que ele estava armado e disse que ele não poderia entrar armado. Ela saiu pela rota de fuga e foi para o consultório ao lado, acionou a segurança, porque não tem botão do pânico, nem alarme para acionar imediatamente", afirma a diretora da ANMP.
Teixeira acrescenta que o homem se identificou como policial à vigilância e saiu da unidade. "O vigilante desarmado diante de uma pessoa com revólver municiado nada pôde fazer e ele [o segurado] evadiu-se". Os dados do beneficiário foram repassados para a Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários (Deleprev), que integra a estrutura da Polícia Federal. O órgão investiga o caso.
Comentários
Outras Notícias
‘O Agente Secreto’, aposta do Brasil no Oscar 2026, estreia em circuito recorde nos cinemas
10 de Novembro de 2025Foto: Victor Jucá
Novo livro revela documentos inéditos sobre vigilância da ditadura a Maria Bethânia
10 de Novembro de 2025Foto: Jorge Bispo / Divulgação
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
