Estudante de medicina da Uesb é condenada a 2 anos de prisão por fraude em cotas
01 de Abril de 2016 - Andréa de Lima NunesEla foi condenada em primeira instância pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica.

A estudante de medicina Maiara Aparecida Olívia Freire, 26 anos, foi condenada a dois anos de prisão após apresentar uma declaração falsa de endereço para participar em concorrência de reserva de vagas para quilombolas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista. De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), ela ingressou na universidade em meados de 2013.
A decisão foi publicada na quarta-feira (30) pelo juiz Clarindo Lacerda Brito, da 2ª Vara Criminal de Vitória da Conquista. A denúncia contra a estudante foi acatada no final de 2013, após representação do MP-BA, que recebeu uma denúncia anônima sobre o caso.
A fraude se deu no ato da matrícula, onde a estudante apresentou uma declaração assinada pela presidente da Associação do Desenvolvimento Comunitário Cultural Educacional e Social do Quilombo de Rocinha e Região, que comprovava que ela era moradora da comunidade remanescente quilombola Rocinha, na zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora.
Entretanto, segundo a promotora, Maiara residia no centro do município de Livramento de Nossa Senhora. "Ela realmente nasceu na zona rural, mas não era uma comunidade quilombola e ela mudou-se ainda quando criança para Livramento de Nossa Senhora", informou a promotora.
A denúncia foi oferecida pelo MP-BA à Justiça em 2014. Ela foi condenada em primeira instância pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica, porque escreveu de próprio punho que residia em comunidade remanescente quilombola no ato da matrícula.
Maiara foi condenada a dois anos de prisão, mas a pena foi convertida para prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa no valor de um salário mínimo. Segundo a promotora, a estudante ainda tem a possibilidade de recorrer da sentença na Justiça.
Conforme a Justiça, a decisão sobre uma possível anulação da matrícula da estudante na Uesb fica a critério da própria universidade.
Comentários
Outras Notícias
‘O Agente Secreto’, aposta do Brasil no Oscar 2026, estreia em circuito recorde nos cinemas
10 de Novembro de 2025Foto: Victor Jucá
Novo livro revela documentos inéditos sobre vigilância da ditadura a Maria Bethânia
10 de Novembro de 2025Foto: Jorge Bispo / Divulgação
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023