Barraqueiros de Lauro de Freitas estão preocupados com pedido de demolição
04 de Abril de 2016 - Andréa de Lima NunesDonos dos estabelecimentos temem prejuízo e demissão de funcionários.
Proprietários de barracas de praia em bairros como Buraquinho, Vilas do Atlântico e Ipitanga, localizados em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, estão apreensivos com a possibilidade de demolição das estruturas construídas há pelo menos 30 anos. Alguns donos de estabelecimentos se reuniram nesta segunda-feira (4) com a prefeitura para buscar uma solução para o impasse.
A derrubada das estruturas foi solicitada em ação do Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) e da União Federal. Segundo a Procuradoria do Município de Lauro de Freitas, a ação visa impedir a ocupação de área da União e danos ambientais na faixa de areia.
Segundo a Justiça Federal, na última quinta-feira (31), foi feita audiência na 13ª Vara Cível, que envolveu representantes da Prefeitura de Salvador e de Lauro de Freitas, do MPF-BA, da Superintendência do Patrimônio da União da Bahia (SPU-BA), do Instituto Chico Mendes (ICMBIO), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Advocacia-Geral da União (AGU).
Na audiência, o juiz federal Carlos D’Ávila Teixeira determinou que, em 30 dias, técnicos de todas as partes realizassem uma vistoria multidisciplinar em todas as barracas de praia de Lauro de Freitas, indicando todos os nomes dos estabelecimentos e dos respectivos donos, além da estrutura da construção - como lona, palha, alvenaria e plástico - e as condições das fossas de esgotamento.
Comentários
Outras Notícias
Prefeitura oficializa IGH para gestão do Hospital Alan Sanches em Salvador
10 de Abril de 2026Foto: Bruno Concha / Secom PMS
Fifa define árbitros da Copa de 2026 e inclui três brasileiros na lista
10 de Abril de 2026Foto: Reprodução/Redes sociais
Atlético-MG e Galo da Madrugada chegam a acordo e encerram disputa por marca
10 de Abril de 2026Fotos: Pedro Souza/Atlético-MG | Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Vitória sofre virada e é derrotado por 6 a 1 pelo Vasco no Brasileirão Sub-20
10 de Abril de 2026Foto: Reprodução/Vasco TV
Projeto propõe linhas de ônibus operadas por mulheres com foco em segurança em Salvador
09 de Abril de 2026Foto: Ascom/Semob
Vitória inicia semana decisiva com jogos no Barradão e sequência intensa na temporada
09 de Abril de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
