"O povo pode ter certeza que a partir de primeiro de janeiro nossa dedicação será exclusiva a Lauro de Freitas”, garantiu.

Moema Gramacho com o neto Bernardo e a filha Michele. Foto: Lucas Cerqueira
A prefeita eleita de Lauro de Freitas Moema Gramacho (PT), a vice Mirela Macedo (PSD) e os 17 vereadores foram diplomados na tarde desta terça-feira (13), no Fórum Criminal de Lauro de Freitas.
Na ocasião, a futura chefe do executivo municipal relembrou as conquistas das suas duas gestões anteriores (2005 – 2008). Moema disse que o foco de seu governo são as políticas públicas e que ainda é cedo para falar sobre questões administrativas, já que a realidade econômica do município ainda está sendo transferida através do processo de transição. “Nossa meta é além de cumprir o programa de governo que foi construído com a população é buscar fazer mais e melhor. Claro que não vamos encontrar um momento fácil com a crise internacional e nacional. O povo pode ter certeza que a partir de primeiro de janeiro nossa dedicação será exclusiva a Lauro de Freitas”, garantiu.

Moema Gramacho. Foto: Rosa Menezes
Moema ironizou quanto à divulgação dos nomes que assumirão as pastas em seu governo. “Quem souber ganha um prêmio. Eu não posso convidar as pessoas para serem secretários sem ter o domínio total da realidade do município, nos vamos fazer a partir do momento que a transição se encerre com total conhecimento das informações do ponto de vista financeiro”, afirma.

Naide Brito. Foto : Rosa Menezes
Caminhando para exercer seu segundo mandato e cotada para assumir a presidência da Câmara de Lauro de Freitas, a vereadora Naide Brito (PT), destacou que a próxima gestão será de resultados positivos. “Sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades tanto da gestão anterior, quanto do momento econômico do Brasil. O foco é estarmos preparadas”, frisou.
Considerado a grande surpresa desta nova legislatura, Edvaldo “Palhaço” (PSB) era só comemoração. Edi, como é carinhosamente conhecido, desbancou grandes nomes de seu partido na cidade, a exemplo dos atuais vereadores Carlucho e Paulo Aquino, que não conseguiram se reelegerem.

Edivaldo "Palhaço". Foto: Lucas Cerqueira
O futuro edil, trabalhou como assessor parlamentar e consolidou seu nome na cidade defendendo as causas culturais e social. Em entrevista, Edi garantiu que a pauta principal de seu mandato será a presença constante nas comunidades.
A posse da nova legislatura e executivo será no dia 1º de Janeiro, na Câmara Municipal.
Diplomação
O ato, executado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), está a cargo do juiz da 180ª Zona Eleitoral, Marcelo de Oliveira Brandão. A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.