Fofoca

TRE abre novo posto de atendimento para recadastramento biométrico em Shopping Center de Salvador

07 de Agosto de 2017 - Diogenes Matos

O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores e garante ainda mais segurança na hora de votar, já que o sistema biométrico é preparado para identificar uma pessoa por meio da assinatura, das impressões digitais e do reconhecimento de face.

Nesta terça-feira (8), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-Ba) vai ampliar o atendimento para o recadastramento biométrico com a criação de um novo posto no Shopping Center Lapa. O atendimento será realizado das 9h às 18h, em uma loja montada especialmente para o serviço no piso L3, próximo à Ortobom, mediante agendamento antecipado no site do órgão, com atualização de vagas toda sexta-feira. O serviço dura, em média, 15 minutos e o procedimento é dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título. Para efetuar o recadastramento, o eleitor terá que apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência em nome do eleitor ou em nome de um parente e documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se precisar. Caso seja o primeiro título, só serão aceitos os documentos oficiais de identificação que comprovarem a naturalidade, tendo que apresentar ainda o comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos). O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores e garante ainda mais segurança na hora de votar, já que o sistema biométrico é preparado para identificar uma pessoa por meio da assinatura, das impressões digitais e do reconhecimento de face. Até o momento 23,86% em Salvador  têm a digital cadastrada. Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado.

Comentários

Outras Notícias

[Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio]
Justiça

Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio

09 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução / TV Record

[Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador]
Bahia

Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador

09 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação

[Carnaval altera itinerários de ônibus em Salvador; confira as mudanças]
Bahia

Carnaval altera itinerários de ônibus em Salvador; confira as mudanças

09 de Fevereiro de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional]
Política

Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional

09 de Fevereiro de 2026

Foto: TV Globo

[Neste domingo (8), Pernambués foi tomado pela alegria do Bloquinho da Gente em sua sexta edição]
Bahia

Neste domingo (8), Pernambués foi tomado pela alegria do Bloquinho da Gente em sua sexta edição

09 de Fevereiro de 2026

A iniciativa foi realizada pelo Grupo Alerta Pernambués (GAP), em parceria com Luiz Carlos Suíca, fundador do projeto, e contou com o apoio do Sindilimp e da Aslimp.

[Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado]
Bahia

Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais