Fofoca

Gestantes conhecem de perto o funcionamento da Maternidade de Simões Filho antes do parto

28 de Agosto de 2017 - Diogenes Matos

O Encontro de Vinculação a Maternidade de Referência aconteceu na manhã desta segunda-feira (28).

Com o objetivo de tirar dúvidas sobre a gestação, o trabalho de parto, como agir quando chegar a hora e o acolhimento na maternidade, a Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta segunda-feira (28), o 2º Encontro de Vinculação a Maternidade de Referência, no Hospital Municipal.
A atividade faz parte do Plano de Vinculação da Gestante que estabelece que a grávida inicie seu acompanhamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, onde são feitas consultas, exames, cursos sobre gravidez, abertura de prontuário, preenchimento da caderneta de gestante, classificação de risco e organização da visita da gestante à maternidade onde realizará o parto.
Segundo a gerente de Obstetrícia do Hospital, Mara Mariano, a ideia é preparar a mãe para o parto. “Simões Filho é o único município da Região Metropolitana em que a Atenção Básica e a maternidade trabalham em conjunto. É importante que façamos atividades de educação em saúde na maternidade, pois este é o caminho para oferecermos um atendimento de qualidade ao simõesfilhenses”, disse.
Durante a visita, as gestantes participaram de rodas de conversas, palestras e discussão de casos relatados pelas usuárias e acompanhantes.
A futura mamãe Fernanda Silva, moradora do bairro Pitanguinha, já está se sentindo acolhida e comemora poder ter seu filho em uma ala totalmente reformada.
“Percebemos uma diferença total na estrutura do hospital. Agora a atenção as gestantes do município mudou. Desde o pré-natal os profissionais acompanham e orientam como vai ser o parto. A saúde em nossa cidade está avançando. Terei orgulho em parir em Simões Filho”, declara a futura mamãe.
A Prefeitura vai realizar os encontros na última segunda-feira de cada mês em parceria com o Fórum Cegonha.

Comentários

Outras Notícias

[Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado]
Bahia

Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo]
Política

Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação

[Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão]
Esportes

Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Osvaldo F. / Contrapé

[Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu]
Saúde

Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Elói Corrêa / GOVBA

[Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo]
Bahia

Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo

03 de Fevereiro de 2026

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano]
Política

Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano

03 de Fevereiro de 2026

Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil