Ronda Maria da Penha chega a Senhor do Bonfim
28 de Agosto de 2017 - Diogenes MatosA Operação Ronda Maria da Penha chegou nesta segunda-feira (28) à cidade de Senhor do Bonfim, a cerca de 380 quilômetros de Salvador. Sediada no 'Centro de Referência da Mulher Mãe Sulinha' da prefeitura local, a base – uma extensão da unidade de Juazeiro – dispõe de seis policias e uma viatura para fazer o acompanhamento das mulheres beneficiadas com medidas protetivas.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, do delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito, e do diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica, Élson Jeffesson, dentre outras autoridades.
“O trabalho tem se destacado e se diferenciado de outros serviços semelhantes no país, pela quantidade de atendimentos e atividades ofertadas, Vamos continuar expandindo o Ronda Maria da Penha, uma unidade da PM de excelência”, destacou o secretário.
Segundo a major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha, a iniciativa é resultado da proposta do Governo do Estado de interiorizar o programa. “Aqui, em Senhor do Bonfim, temos 300 mulheres contempladas com medidas protetivas e a viatura que utilizaremos é fruto de uma Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Mineração Caraíba”, explicou.
Criada em 2015, o Ronda Maria da Penha, além de Salvador, está em outras seis cidades: Feira de Santana, Paulo Afonso, Juazeiro, Itabuna, Vitória da Conquista, e, agora Senhor do Bonfim. No estado,1.287 mulheres, beneficiadas por medidas protetivas, foram acompanhadas pelos policiais militares da operação, desde a sua fundação até junho de 2017
Em todo o estado são 95 policiais previamente capacitados para cuidar do público, que já chega a unidade fragilizado, sendo 29 na capital e 66 nas cinco cidades do interior, além de viaturas devidamente identificadas.
Vítimas (e, agora também agressores) contam com diversas oficinas, como atividades que ensinam uma fonte de renda e aulas de reeducação. Com dois anos de existência, a unidade já realizou 401 cursos (253 palestras e 148 eventos).

Comentários
Outras Notícias
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023