Prefeito pede aos professores que não confrontem a Justiça e retornem todos à sala de aula
05 de Setembro de 2017 - Wesley Sobrinho
O Sindicato dos Professores da Rede Pública de Camaçari (Sispec) cedeu à pressão da Prefeitura Municipal e orientou os profissionais de educação a retornarem para as salas de aula. Oficialmente, a greve iniciada no dia 10 de agosto foi encerrada na noite desta segunda-feira (04), após assembleia geral realizada na Câmara Municipal de Camaçari. Na prática, porém, o debate sobre o retorno à sala de aula continua.
Embora a greve tenha sido oficialmente encerrada pelo Sispec, o fato da motivação ter sido uma determinação da Justiça e não o esperado consenso entre governo e educadores, causa uma divisão entre os membros da categoria. Alguns profissionais, indignados com a conduta da Prefeitura de Camaçari, decidiram manter-se afastados das salas de aula, mesmo sem o amparo do Sindicato. A nota do Sispec também faz referência à postura desses professores:
“Além do corte de salário, já efetivado, poderão sofrer ainda sanções disciplinares, considerando que a decisão declarou ilegal a greve, inexistindo, assim, qualquer amparo legal para sua ausência ao trabalho, que passa a ser uma decisão pessoal”, diz o texto.
Mesmo os que retornaram, em sua maioria o fazem com insatisfação. Na manhã desta terça-feira (05), uma professora, em conversa com o portal Bahia no Ar, declarou, diretamente do colégio onde trabalha: “Voltei, mas muito indignada. Imagina como fica nosso emocional retornando diante dessa situação”, disse.
Prefeito pede retorno – O prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo, falou sobre o fim da greve dos professores na manhã desta terça. “Peço aos professores que retornem, que cumpram a determinação da Justiça. Vamos continuar discutindo, dialogando, buscando um consenso”, afirma.
Greve Ilegal – O Sispec viu-se obrigado a acatar a orientação da Prefeitura de Camaçari, de encerrar o movimento grevista, após ser formalmente notificado sobre a ilegalidade da greve. Segundo informações de fontes ligadas ao governo municipal, o Sispec esquivou-se da notificação o quanto foi possível, mas a partir do momento que não puderam mais alegar o desconhecimento da determinação judicial, tiveram que repensar os próximos passos.
A liminar, além de qualificar a greve como ilegal, determina o retorno imediato dos professores aos seus postos de trabalho, sob pena de multa diária de R$10.000,00 (dez mil reais), a serem cobrados do Sindicato dos Professores. Em um trecho da nota divulgada pelo Sispec, lê-se: “Não resta outra alternativa à parte ré na ação, que é o SISPEC, senão dar cumprimento imediato à ordem judicial”.
Comentários
Outras Notícias
Dados do TSE apontam predominância de homens brancos e com nível superior nas eleições de 2026
21 de Agosto de 2026Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Codesal inspeciona trajeto da Maratona Salvador para identificar possíveis riscos
21 de Agosto de 2026Foto: Divulgação/Codesal
Jovem amazona baiana é convocada para representar o Brasil no Sul-Americano de Hipismo
21 de Agosto de 2026Foto: Acervo pessoal
Prefeitura aciona José Loreto na Justiça por débitos de IPTU em Saquarema
21 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/TV Globo
Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato
19 de Agosto de 2026Profissionais voltam a trabalhar na Uesb após paralisação, mas ainda tem grupo sem receber salário | FOTO: Divulgação |
Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas
19 de Agosto de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023