Sessão Especial homenageia trabalho social da Pastoral da Criança em Camaçari
06 de Outubro de 2017 - Wesley Sobrinho
A Câmara Municipal de Camaçari prestigiou nesta sexta-feira (06), com uma Sessão Especial, a Pastoral da Criança, uma entidade de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, ligada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. A sessão foi proposta pelo vereador Adalto Santos (PSD).
O objetivo da Pastoral é promover o desenvolvimento integral e saudável de crianças entre zero e seis anos de idade em seu lar e comunidade, independente de credos e etnias.
A Sessão contou com três palestrantes. A primeira foi a psicopedagoga e fonoaudióloga Danielle Lima, que falou sobre a história da Pastoral da Criança no Brasil; logo após, o Coordenador Estadual da Pastoral, Cosme de Oliveira, explanou sobre os números da instituição em Camaçari. A Pastoral da Criança começou seus trabalhos no município em 1995, 12 anos após o nascimento do projeto no Paraná. Atualmente, a instituição atende 768 crianças em Camaçari, abrangendo 687 famílias, destas 30 são de gestantes. Ele ainda informou que todo o trabalho da Pastoral é feito por voluntariado, que atualmente conta com 109 membros.
Em sua explanação, Dom João Carlos Petrini, bispo da Diocese de Camaçari, afirmou admirar bastante o trabalho da Pastoral da Criança. “É admirável ver tanta dedicação e sacrifício em ajudar aos mais necessitados, revelando uma motivação que nasce dentro do coração”, disse. O bispo informou que no começo da Pastoral a diarreia era a doença que mais matava as crianças, mas que hoje existem outras causas que matam ainda mais. “Muitas mortes hoje são causadas por corações confusos, que só recebem incentivo para se envolverem em brigas e terem uma vida envolvida em dores e mortes”, comentou. Como saída para fortalecer o ensinamento dos bons costumes para a população, Petrini defendeu o projeto que permite as escolas públicas o ensino religioso confessional. “A atual geração está perdendo o gosto por viver, a delicadeza no trato um com o outro, a solidariedade com o mais necessitado”, finalizou.
“Temos realmente que valorizar um trabalho voltado em prol dos menos favorecidos”, concluiu o vereador Adalto Santos que, na ocasião, engrandeceu a atuação da Pastoral.
Direcom CMC
Comentários
Outras Notícias
Dados do TSE apontam predominância de homens brancos e com nível superior nas eleições de 2026
21 de Agosto de 2026Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Codesal inspeciona trajeto da Maratona Salvador para identificar possíveis riscos
21 de Agosto de 2026Foto: Divulgação/Codesal
Jovem amazona baiana é convocada para representar o Brasil no Sul-Americano de Hipismo
21 de Agosto de 2026Foto: Acervo pessoal
Prefeitura aciona José Loreto na Justiça por débitos de IPTU em Saquarema
21 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/TV Globo
Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato
19 de Agosto de 2026Profissionais voltam a trabalhar na Uesb após paralisação, mas ainda tem grupo sem receber salário | FOTO: Divulgação |
Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas
19 de Agosto de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023