Ex-secretário-geral da Fifa nega ter recebido propina do presidente do PSG
13 de Outubro de 2017 - Gessica Lopes
O ex-secretário-geral da Fifa Jerome Valcke negou ter recebido propinas do presidente do Paris Saint-Germain (PSG) e responsável pela emissora de TV Bein Sports, Nasser Al-Khelaïfi, para adquirir os direitos de transmissão de duas edições da Copa do Mundo.
"Existe um processo onde sou acusado de ter me beneficiado, especialmente da parte de Al-Khelaïfi, para conceder os direitos de transmissão abaixo do valor de mercado no Oriente Médio. Quero simplesmente dizer que não é verdade. Nunca recebi nada em recompensa de outra coisa", disse Valcke, em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal francês L'Équipe.
As declarações do ex-dirigente da Fifa, suspenso por 10 anos por suposto envolvimento na venda de ingressos para os mundiais acima do preço oficial, foram feitas um dia depois de uma operação de buscas realizada na sede parisiense da Bein Sports, dirigida por Al-Khelaïfi, por ordem da Promotoria Nacional Financeira da França.
As operações foram organizadas em coordenação com o Ministério Público da Suíça, que comunicou a abertura de processos criminais contra o presidente do PSG, Jerome Valcke e uma terceira pessoa não identificada.
A ação é um desdobramento da investigação desencadeada na Suíça sobre possíveis ilegalidades praticadas pelo ex-secretário-geral da Fifa, que é suspeito de ter aceitado subornos durante a definição da venda dos direitos de transmissão pela televisão dos jogos das Copas de 2018, 2022, 2026 e 2030. Al-Khelaifi teria relação com propinas envolvendo as negociações referentes aos campeonatos mundiais de 2026 e 2030.
Al-Khelaïfi e Valcke estão sendo investigados por corrupção, gestão desleal e fraude, junto a um "homem de negócios ativos na área dos direitos esportivos", segundo a Promotoria suíça.
Segundo Valcke, o caso investigado "não corresponde à realidade", pois "nunca" trocou nada com Al-Khelaïfi.
Comentários
Outras Notícias
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo
05 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão
05 de Fevereiro de 2026Foto: Osvaldo F. / Contrapé
Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu
05 de Fevereiro de 2026Foto: Elói Corrêa / GOVBA
Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo
03 de Fevereiro de 2026Foto: Ricardo Stuckert / PR
Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano
03 de Fevereiro de 2026Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023