Camaçari: Meninas recebem segunda dose da vacina contra HPV
13 de Outubro de 2014 - PiatãUnidades de Saúde e escolas de Camaçari participam do programa de vacinação contra o HPV (Papilomavirus Humano) . Está é a segunda dose da vacina que está disponível para meninas de 11 a 13 anos. Desde o dia 1° de setembro a vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A dose foi incorporada este ano ao calendário de vacinação, portanto pode ser tomada a qualquer momento nas unidades. Todas as escolas, públicas e particulares do Município receberão equipe de vacinação e todas as UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) e USF's (Unidades de Saúde da Família) estão preparadas para vacinar o público-alvo. Camaçari tem 6.590 meninas na faixa etária.
A primeira dose da vacina foi aplicada em março e esta, que é a segunda dose, deve ser tomada após seis meses. A terceira, que é a dose de reforço, após cinco anos. Para a imunização ser eficaz é necessário tomar todas as doses.
Para facilitar o acesso das adolescentes, escolas como o Centro Educacional Darcy Ribeiro e o CEMA (Centro Educacional Miguel Alves) já receberam equipes de vacinação. Na quinta-feira a escola Edvaldo Boaventura será contemplada, durante todo o dia. A vacinação nesses locais acontece de acordo com agendamento prévio.
O câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente e o terceiro em causa de mortes por câncer em mulheres no Brasil. Por dia, cerca de 14 mulheres morrem da doença no país.
A vacina protege contra 4 subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18) e tem 98% de eficácia. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis pela causa de 70% dos casos de colo do útero no mundo. E o subtipos 6 e 11 são responsáveis por 90% das verrugas anogenitais.
Recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a vacina não foi associada a eventos adversos sérios. As reações são comuns a outras vacinas como dor no local de aplicação, coloração avermelhada da pele e dor de cabeça. Mais de 50 países realizam programas nacionais de imunização contra o vírus.
O vírus e a vacina
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Segundo o Ministério da Saúde a segurança da vacina é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS). As Sociedades Brasileiras de Imunizações (SBIm), Infectologia (SBI) e Pediatria (SBP) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), além da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediátrica (SLIPE), enfatizam a necessidade de vacinação da segunda dose.
Comentários
Outras Notícias
![Paola Carosella comenta polêmica com Blogueirinha [Paola Carosella comenta polêmica com Blogueirinha]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238031/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Paola Carosella comenta polêmica com Blogueirinha
26 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / redes sociais
![Rodrigo Faro perde processo contra jornalista por matéria sobre covid [Rodrigo Faro perde processo contra jornalista por matéria sobre covid]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238030/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Rodrigo Faro perde processo contra jornalista por matéria sobre covid
26 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / redes sociais / Globo
![Globo e CazéTV disputam direitos digitais da Superliga de Vôlei [Globo e CazéTV disputam direitos digitais da Superliga de Vôlei]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238029/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Globo e CazéTV disputam direitos digitais da Superliga de Vôlei
26 de Agosto de 2025Foto: Eliezer Esportes / Praia Clube
![Advogado baiano Thiago Campos assume diretoria da Anvisa [Advogado baiano Thiago Campos assume diretoria da Anvisa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238028/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Advogado baiano Thiago Campos assume diretoria da Anvisa
26 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / Faculdade Baiana de Direito
![MEC anuncia fiscalização rigorosa e cortes em cursos de medicina com baixa nota [MEC anuncia fiscalização rigorosa e cortes em cursos de medicina com baixa nota]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238027/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MEC anuncia fiscalização rigorosa e cortes em cursos de medicina com baixa nota
25 de Agosto de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![Governo determina retirada de anúncios de cigarros eletrônicos em 48h [Governo determina retirada de anúncios de cigarros eletrônicos em 48h]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238026/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo determina retirada de anúncios de cigarros eletrônicos em 48h
25 de Agosto de 2025Foto: haiberliu/Pixabay
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023