Fofoca

Após denúncia, Prefeitura de Salvador diz que 32% dos moradores de rua foram atendidos

03 de Junho de 2014 - Piatã

Após uma denúncia da Defensoria Pública do Estado (DPE), acusando a ação da prefeitura de Salvaodr de explusão dos moradores de rua como violação de direitos humanos, o governo do município lançou um comunicado apresentando o balanço dos resultados da Secretaria Municipal de Combate à Pobreza (Semps).

A prefeitura alega que o trabalhado é feito por educadores sociais durante o dia e as pessoas atendidas seriam encaminhadas para dois centros de reintegração social. Ainda de acordo com o comunicado, desde 2013, 1.130 pessoas em situação de rua foram levadas para abrigos ou conseguiram reintegração familiar, sendo internadas para tratamento em entidades conveniadas ou enviadas para o município natal somente quando é da vontade do morador. Esse número corresponderia a 32% dos cadastrados.

A DPE recolheu depoimento de 12 moradores de rua e seis funcionários que precensiaram ou escutaram relatos de irregularidade. De acordo com os depoimentos, as abordagens da Polícia Militar eram truculentas, com o uso até de jatos d'água de carros oficiais para a explusão.

A ação movida pela defensoria será discutida pela Justiça. O prefeito ACM Neto, o titular da Semps e a presidente da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), Kátia Alves, foram acionados no processo e podem pagar multa de R$ 5 milhões.

Redação Bahia no Ar

Comentários

Outras Notícias

[Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas]
Justiça

Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas

05 de Setembro de 2025

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

[CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova]
Educação

CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova

05 de Setembro de 2025

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasíl

[Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas]
Política

Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas

05 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb]
Saúde

Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb

04 de Setembro de 2025

Fotos: Reprodução / Ascom - Uesb

[Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney]
Esportes

Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney

04 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução/ redes sociais

[Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados]
Bahia

Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados

04 de Setembro de 2025

Foto: Instagram