Prefeitura de Salvador assume regulação e fiscalização da Embasa a partir de domingo (15)
10 de Junho de 2014 - Piatã

Durante a coletiva o prefeito apresentou um estudo feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre as realizações da empresa até 2013. "Ninguém está falando em privatização de nada, nem tirar concessão da Embasa. O que vamos fazer é exercer um poder de cobrança para que a Embasa cumpra seu papel", falou.
De acordo com a pesquisa, mais de 200 mil soteropolitanos não têm acesso a água tratada e mais de 560 mil não têm acesso a uma rede de esgoto. E, ainda, que o equivalente a 38 piscinas olímpicas de esgoto são lançados na natureza, sem tratamento, todos os dias.
Em uma comparação do serviço de saneamento básico de Salvador com o de outras cidades do país, o nível de perda de água da capital baiana em 2012 equivaleu a 45,8%, ficando acima da média nacional (36,9%).
Segundo a Prefeitura, o município perdeu R$198 milhões, valor 14 vezes superior ao do investido em água (R$13,7 milhões) e o que significaria o desperdício de uma caixa d'água por habitante ao dia, em torno de 150 litros.
Além dos dados relacionados ao desperdício, a Embasa também foi criticada por prejudicar as obras de infra-estrutura da cidade. “Em agosto do ano passado, apresentamos à Embasa a relação das vias que seriam recapeadas para que eles pudessem fazer serviços necessários antes de realizarmos a obra. Eles não deram importância e fizeram os serviços após as obras, sem efetuar os reparos com qualidade", afirmou o secretário de Infra-estrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana.
Em nota, a Embasa acusou a criação da Arsal um ato ilegal, por se tratar de um serviço integrado de abastecimento de água, ou seja, o órgão metropolitano, composto por todos os municípios integrantes da região metropolitana mais o estado, é quem pode definir o prestador regulador.
Redação Bahia no Ar
Comentários
Outras Notícias
Documentário sobre Marília Mendonça chega ao Prime Video em 16 de outubro
15 de Outubro de 2026foto: instagram
Renner anuncia fase solo e projeto para homenagear a trajetória com Rick
15 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Ministério Público apura suspeita de publicidade de apostas irregulares por Davi, Raquel e Bia Miranda
15 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
ACM Neto mira ministério ligado ao Nordeste em eventual governo de Flávio Bolsonaro, dizem interlocutores
15 de Outubro de 2026Foto: Vittor Sales
New York Times aborda receio de influência dos EUA na eleição brasileira
13 de Outubro de 2026Foto: Reprodução/X/@MidiaNINJA
Alfonso Herrera manifesta apoio a Lula com foto da visita do RBD ao Brasil
13 de Outubro de 2026Foto: Reprodução/Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023