Nefrovita será clínica de referência para os pacientes que fazem hemodiálise no município
07 de Maio de 2014 - PiatãA clínica tem capacidade para realizar 2.760 sessões de hemodiálise por mês
Os pacientes que precisam de tratamento de hemodiálise em São Francisco do Conde serão todos transferidos, a partir do mês de maio, para uma clínica pública em Lauro de Freitas, onde poderão continuar realizando o procedimento normalmente. Antes, essas pessoas faziam seu tratamento em diversas clínicas de Salvador, Camaçari e outras cidades da Região Metropolitana. Com a mudança, a Prefeitura de São Francisco do Conde espera garantir a qualidade do serviço e otimizar o transporte dos pacientes, que agora poderão, inclusive, retornar para casa mais cedo.
A nova clínica de referência dos pacientes de São Francisco do Conde é a Nefrovita - Clínica de Tratamento dos Rins, com capacidade para realizar 2.760 sessões de hemodiálise por mês. Cerca de 18 pacientes sanfranciscanos passam a realizar o tratamento no local, que atende por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A estrutura conta com estacionamento e moderno maquinário com capacitação para monitorar pressão arterial e batimentos cardíacos, além da estação de tratamento de água, primordial para o sucesso da filtragem do sangue. O espaço ainda conta com uma sala exclusiva para pacientes com hepatite tipo C, como preconiza o Ministério da Saúde (MS) e uma área de convivência. A responsável técnica do local é Marília Bahiense, médica nefrologista e coordenadora do Hospital Ana Nery – centro de referência em doenças nos rins no Estado.
“Na Nefrovita temos condições de atender bem os nossos pacientes, pois temos todos os alvarás, estrutura e pessoal capacitado, além de aparelhos modernos e confiáveis. Temos também suporte de ambulância, caso haja alguma intercorrência e o hospital de referência nesse caso é o Menandro de Farias, que fica aqui próximo”, explicou Marília Bahiense.
Na manhã da segunda-feira, dia 05 de maio, a secretária municipal da Saúde, Telma Silva, foi conhecer a estrutura e explicou as motivações para a mudança: “Nossos pacientes estando divididos em diversas clínicas e hospitais tornava difiícil garantir a qualidade do serviço e dificultava a locomoção deles dentro da cidade, por conta dos engarrafamentos. Agora, com eles concentrados em uma só clínica nós poderemos ofertar um carro mais confortável e garantir o horário de saída e entrada, pois essa área da cidade tem menos trânsito”, argumentou a secretária.
Comentários
Outras Notícias
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução
Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública
06 de Novembro de 2025Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023