Fofoca

Nefrovita será clínica de referência para os pacientes que fazem hemodiálise no município

07 de Maio de 2014 - Piatã

A clínica tem capacidade para realizar 2.760 sessões de hemodiálise por mês

Os pacientes que precisam de tratamento de hemodiálise em São Francisco do Conde serão todos transferidos, a partir do mês de maio, para uma clínica pública em Lauro de Freitas, onde poderão continuar realizando o procedimento normalmente. Antes, essas pessoas faziam seu tratamento em diversas clínicas de Salvador, Camaçari e outras cidades da Região Metropolitana. Com a mudança, a Prefeitura de São Francisco do Conde espera garantir a qualidade do serviço e otimizar o transporte dos pacientes, que agora poderão, inclusive, retornar para casa mais cedo.

A nova clínica de referência dos pacientes de São Francisco do Conde é a Nefrovita - Clínica de Tratamento dos Rins, com capacidade para realizar 2.760 sessões de hemodiálise por mês. Cerca de 18 pacientes sanfranciscanos passam a realizar o tratamento no local, que atende por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A estrutura conta com estacionamento e moderno maquinário com capacitação para monitorar pressão arterial e batimentos cardíacos, além da estação de tratamento de água, primordial para o sucesso da filtragem do sangue. O espaço ainda conta com uma sala exclusiva para pacientes com hepatite tipo C, como preconiza o Ministério da Saúde (MS) e uma área de convivência. A responsável técnica do local é Marília Bahiense, médica nefrologista e coordenadora do Hospital Ana Nery – centro de referência em doenças nos rins no Estado.

“Na Nefrovita temos condições de atender bem os nossos pacientes, pois temos todos os alvarás, estrutura e pessoal capacitado, além de aparelhos modernos e confiáveis. Temos também suporte de ambulância, caso haja alguma intercorrência e o hospital de referência nesse caso é o Menandro de Farias, que fica aqui próximo”, explicou Marília Bahiense.

Na manhã da segunda-feira, dia 05 de maio, a secretária municipal da Saúde, Telma Silva, foi conhecer a estrutura e explicou as motivações para a mudança: “Nossos pacientes estando divididos em diversas clínicas e hospitais tornava difiícil garantir a qualidade do serviço e dificultava a locomoção deles dentro da cidade, por conta dos engarrafamentos. Agora, com eles concentrados em uma só clínica nós poderemos ofertar um carro mais confortável e garantir o horário de saída e entrada, pois essa área da cidade tem menos trânsito”, argumentou a secretária.

Comentários

Outras Notícias

[Anitta confirma segunda parte de 'EQUILIBRIVM' antes do início da turnê pelo Brasil]
Fofoca

Anitta confirma segunda parte de 'EQUILIBRIVM' antes do início da turnê pelo Brasil

20 de Julho de 2026

Foto: Divulgação

[Carolina Dieckmann explica silêncio sobre Preta Gil durante lançamento de documentário]
Fofoca

Carolina Dieckmann explica silêncio sobre Preta Gil durante lançamento de documentário

20 de Julho de 2026

Foto: Instagram

[TJ-BA garante tratamento completo para criança com autismo e determina reembolso integral à família]
Bahia

TJ-BA garante tratamento completo para criança com autismo e determina reembolso integral à família

20 de Julho de 2026

Foto: Roberto Dziura Jr./AEN-PR

[Bruno Reis sanciona lei que amplia informação sobre entrega voluntária de bebês para adoção em Salvador]
Saúde

Bruno Reis sanciona lei que amplia informação sobre entrega voluntária de bebês para adoção em Salvador

20 de Julho de 2026

Foto: Betto Jr. / Secom PMS

[SindilimpBA impugna licitação em Buritirama e aponta riscos com participação de cooperativas em serviços de limpeza]
Bahia

SindilimpBA impugna licitação em Buritirama e aponta riscos com participação de cooperativas em serviços de limpeza

20 de Julho de 2026

SindilimpBA aguarda modificação do edital pela prefeitura local | FOTO: Divulgação |

[Novas vias de responsabilidade do estado aproximam bairros e encurtam caminhos em Salvador]
Bahia

Novas vias de responsabilidade do estado aproximam bairros e encurtam caminhos em Salvador

17 de Julho de 2026

Fotos: Joá Souza/GovBA - Thuane Maria - GovBA/ - Thuane Maria/GovBA