Cerca de 300 imóveis são afetados após chuvas em Santa Cruz Cabrália
08 de Abril de 2014 - Piatã
Cerca de 300 imóveis foram afetados após o temporal que caiu em Santa Cruz Cabrália, local turístico na região de Porto Seguro, de acordo com a Defesa Civil. Até o momento, o balanço aponta que nove foram destruídos parcialmente por deslizamentos de terra e 285 foram afetados por inundações. "As casas vão ser avaliadas nas suas estruturas para saber que tipo de dano houve. É um processo minucioso que precisa ser feito", relata o superintendente de Proteção da Defesa Civil, Salvador Brito, na tarde desta segunda-feira (7).
Além disso, mais de 800 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas, informa o órgão. "Elas estão sendo acolhidas em casas de amigos e parentes, além de abrigos públicos", afirma.
A avaliação dos estragos na cidade continua e, até a terça-feira (8), deve ser pedido o estado de emergência. "Vão ser necessários, para a assistência à população, kits de alimentação, higiene, água e medicamentos, além das ações de médio e longo prazo, que são aquelas relacionadas à infraestrutura como drenagem, esgotamento e pavimentação", afirma o gestor.
Segundo ele, na quarta-feira (9), técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), como profissionais da área social, engenheiros e arquitetos, serão deslocados para a cidade, no sul da Bahia, ainda no processo de avaliação de danos. "Para que a gente tenha uma avaliação ampla da ocorrência e que permita melhor visão da necessidade de planejamento para ações de prevenção e mitigação dos riscos no município", explica.
O processo de contabilização dos estragos provocados na cidade acontecem desde a manhã desta segunda-feira. As chuvas ocorreram entre a sexta-feira (4) e o sábado (6), quando mais de 200 famílias precisaram deixar as suas casas.
A prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Saúde deve começar a vacinar a população contra doenças como tétano, hepatite B, febre amarela e difteria. Equipes que atuam nas áreas de saúde e assistência social irão aproveitar a trégua das chuvas para visitar regiões que foram mais afetadas a fim de identificar as residências que não podem mais receber moradores e para ter informações sobre o quadro clínico das pessoas que enfrentaram temporais dos últimos dias.G1 Bahia.
Comentários
Outras Notícias
Luto de três dias é ato de respeito e condolências à morte de mãe Carmen do Gantois
29 de Dezembro de 2025Luiz Carlos Suíca
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023