Grávida com morte cerebral é mantida viva
21 de Janeiro de 2014 - PiatãO caso de uma americana de 33 anos gerou um debate e, por isso, é destaque na imprensa internacional. Marlise Munoz, que tinha um coágulo no pulmão, levou um tombo na cozinha de casa e teve morte cerebral. Marisle já tinha deixado instruções claras para a família pedindo que nunca fosse mantida viva com a ajuda de aparelhos. A questão é que os médicos descobriram que a paciente está grávida (na época estava com 14 semanas de gestação, agora já são 20) e optaram por não desligar as máquinas, seguindo o que manda a lei do Texas (que impede o desligamento dos aparelhos no caso de uma paciente gestante).
O marido de Marlise, Erick Muñoz, luta na justiça para que o desejo de sua mulher, de não depender de máquinas para viver, seja realizado. Erick diz que depois da morte trágica do irmão de Marlise, os dois haviam conversado sobre o que fazer se o pior acontecesse. Na ocasião, de acordo com Erick, ela disse que nunca queria ser mantida viva por máquinas.
Uma série de reportagens foram feitas em diversos veículos internacionais. O fato é que os advogados podem recorrer à Justiça para ganhar uma liminar que permita que os desejos da paciente sejam levados em conta, mas será difícil encontrar um juiz no Texas que aceite isso. No mês que vem uma série de testes vão ser feitos no feto para saber quando ele poderá ser removido em segurança.
Não sou médica muito menos da família mas, como cidadã e como mãe, principalmente, acredito que Marlise teria feito outra recomendação ao marido se soubesse que estava grávida. Pelo que entendi nas reportagens ela não sabia da gestação. Acho que, se soubesse, ela pediria: me mantenha viva para que meu bebê se desenvolva e, depois sim, desligue os aparelhos. Coração de mãe dificilmente pediria algo diferente disso, até porque há milhares de casos em que a mãe é mantida viva até o parto e o bebê nasce perfeito, saudável. É triste? É! Claro! Mas que mãe, conscientemente, não faria isso? Que mãe prefere realizar um desejo dela a pensar no bem estar do seu filho? Não sei, difícil dar palpite nesse caso. Mas, na minha opinião, Marlise ficaria feliz de ajudar seu bebê a nascer. *Yahoo
Comentários
Outras Notícias
Luto de três dias é ato de respeito e condolências à morte de mãe Carmen do Gantois
29 de Dezembro de 2025Luiz Carlos Suíca
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023