Procon autua sete lanchonetes fast foods em Salvador
19 de Fevereiro de 2014 - Piatã
Foto: Divulgação/Procon-BA.Desde o início da operação, 46 estabelecimentos foram fiscalizados e 24 deles autuados
Sete estabelecimentos comerciais foram autuados por irregularidades pelo Procon nesta terça-feira, 18, em Salvador, durante mais um dia da "Operação Fast Food".
A ação tem como objetivo verificar se os principais fast foods da Capital estão em conformidade com as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Foram autuados os estabelecimentos AU AU, Bello Pastel Express, San Filé e Pizza Cono (todos localizados no Shopping Bela Vista), Subway (localizado no bairro da Barra), MC Donalds (no bairro do Campo Grande) e Subway (na Graça).
De acordo com o Procon, as irregularidades constatadas foram ausência de informações acerca da validade, fabricante e data de abertura dos produtos, ausência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em local visível e ausência de tabela de preços na entrada do estabelecimento.
Os fiscais também constataram produtos e extintor de incêndio com prazos de validade vencidos, indícios de contaminação e inadequação de acondicionamento e conservação dos alimentos e bebidas comercializados.
Operação
Na segunda-feira, 17, onze estabelecimentos que funcionam nos shoppings Paralela, Salvador, Iguatemi e Itaigara, na capital baiana, foram autuados.
Os fiscais encontraram irregularidades nos estabelecimentos Giraffa's, Burger King e Subway, (Shopping Paralela), H3 Hamburgueria e duas filiais Subway (Shopping Iguatemi), MC Donald's (Salvador Shopping) e Subway, MC Donald's, Bob's e Pita Pit (Shopping Itaigara).
Entre as irregularidades constatadas estavam a ausência de informações sobre validade, fabricante e data de abertura dos produtos; ausência do exemplar do CDC, em local visível, ostensivo e de fácil acesso no estabelecimento.
Também foram constatados produtos com prazo de validade vencido; ausência de cardápio e tabela de preços na entrada do estabelecimento; indícios de contaminação e inadequação de acondicionamento e conservação dos alimentos e bebidas comercializados.
As empresas autuadas terão o prazo de 10 dias - a contar da data da constatação das irregularidades - para apresentar defesa junto ao Procon.
Balanço
Desde o início da operação, deflagrada na última quinta-feira, 13, já foram fiscalizados 46 estabelecimentos - 24 foram autuados. O Procon informou que a operação continua nesta quarta, 19.
Irregularidades podem ser denunciadas na página do Procon no Facebook ou através do email: [email protected].
*A Tarde
Comentários
Outras Notícias
Luto de três dias é ato de respeito e condolências à morte de mãe Carmen do Gantois
29 de Dezembro de 2025Luiz Carlos Suíca
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023